TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as dimensões de uma pessoa?

Tese: Quais são as dimensões de uma pessoa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

1)Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

Dimensão biológica, Dimensão psíquica, Dimensão social e Dimensão espiritual.

A dimensão biológica está voltada para o corpo ,é por meio dele que o ser humano se relaciona com outros seres, com o mundo onde habita e com Deus. O homem vive em um sistema capitalista e acaba descendo a um ser que produz e consome, produzindo força para a produtividade e para o consumismo, para a sociedade capitalista isso é o que realmente importa.

É devido ao corpo que o homem constrói a vida, dando sentido a existência ,ganhando conhecimento e transformando a sua realidade. Por este motivo é importante cuidar bem do corpo, pois está sendo explorado.

A mídia passa um padrão de beleza, levando a sociedade a se sentir obrigada a entrar nesse padrão. Ex: Tanto os homens como as mulheres querem se sentir bem, fazem botox, lipoaspiração, plástica, etc, tudo para ter o corpo e o rosto desejado. Não se importando com a beleza que Deus as criou, preferem se tornar etiquetas ambulantes, sendo que a produção deseja somente obter lucros.

A dimensão psíquica é exatamente a alma, e o que faz a vida acontecer. A alma é a essência, é o que diferencia os seres humanos uns dos outros. Conhecer o interior é a resposta de muitas perguntas, exemplo, meditar e refletir, tirar alguns minutos de seu dia , semana, mês e ano para se cuidar é muito importante para a vida. É preciso se conhecer, aceitar-se assim como é, com falhas e defeitos, pois todos estão sujeitos a isso. Mas se aceitar a essência perceberá a sua beleza, dessa forma “amará o próximo como a ti mesmo” (Mt 22,39),quando a pessoa ama a si mesma, ela consegue amar o próximo.

Desta forma a pessoa vai saber que é um ser único, e que não existe ninguém que possa tomar seu lugar, terá um convívio melhor na sociedade, pois quanto mais o ser humano busca se realizar, mais vê a necessidade de se expandir, viver em abundância, amar e respeitar a si, o seu corpo, o meio ambiente, a natureza, universo, entrando em sintonia com tudo e com o criador.

A dimensão social, refere-se a forma em que a sociedade influência cada ser. O sistema capitalista influência no pensar, agir, sentir. A amizade, escola, família, mídia, etc, ajuda nesse caso.

No entanto o ser humano guarda algo que o destaca consigo próprio, tornando-o diferente. Reconhecendo a si mesmo e o seu interior, vai conseguir diferenciar sua identidade, da influência da sociedade.

O ser humano precisa estar convivendo com a sociedade, pois ele precisa sempre de alguém para a sua sobrevivência.

A dimensão espiritual (é a transformação que a mística produz nas pessoas, na forma de olhar a vida, no jeito de encarar os problemas e de encontrar solu¬ções,(trecho de Betto e Boff).A autoconsciência, a reflexão, etc, evidência a espiritualidade, porém o indício maior, é a liberdade.

O ser humano é envolvido pelo espírito. A autocons¬ciência e a liberdade indicam o seu papel no mundo. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com