TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6 Sigma

Tese: 6 Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

6 Sigmas

Uma equipes 6 Sigma Empresas

Na empresa consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos, a maioria das empresas opera no nível 3,3-Sigma, o que equivale a 35 mil defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos na empresa 6-Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.

Quais são seus benefícios são esses, maior eficiência operacional,redução de custos, melhoria da qualidade; aumento da satisfação dos clientes, aumento da lucratividade.

As semelhanças e diferenças entre 6-Sigma e TQM

O 6-Sigma emprega algumas técnicas do TQM (Gestão da Qualidade Total) e ambas as ferramentas enfatizam que a melhoria contínua da qualidade é essencial. A diferença está na "gestão": o TQM tem diretrizes mais abstratas e gerais e está nas mãos de técnicos, enquanto o 6-Sigma tem como meta específica o sucesso do negócio e é encabeçado pelos líderes.

Em que consiste o DMAIC do 6-Sigma

A sigla DMAIC representa o modelo de melhoria do desempenho que utiliza métodos estatísticos. eis suas etapas Define: Definir os problemas e situações a serem melhorados,Measure: Mensurar para obter informações e dados,Assess: Analisar as informações captadas,Improve: Incrementar processos,Control: Controlar os processos aperfeiçoados, a fim de gerar um ciclo de melhoria contínua.

Além das ferramentas habituais da qualidade, o arsenal inclui,desenho/redesenho de processos análise de variância,projeto de experimentos,controle estatístico de processos,análise de modos e efeitos das falhas,benchmarking.

Os processos se aplica na empresa o 6-Sigma

Como uma empresa sabe se precisa do 6-Sigma,se os clientes se queixam da qualidade dos produtos ou serviços, a empresa deve avaliar: perda de mercado; gastos excessivos; grandes perdas por devolução de produto na garantia; faturas não pagas no vencimento devido a reclamações de clientes; peças defeituosas recebidas de fornecedores; informes internos errados; previsões não-confiáveis; problemas que exigem ajustes repetidos; projetos de produtos difíceis de ser fabricados; altos índices de rejeição.

Oingrediente crucial do 6-Sigma

A estrutura que se estabelece na organização, pois gera uma cultura de alta qualidade e um estilo de gestão baseado no conhecimento. Essa estrutura inclui, em primeiro lugar, os líderes da empresa, que, com treinamento apropriado, convertemse em mentores dos projetos de melhoria. Então, selecionam-se e capacitam-se especialistas (masterblack-belts, black-belts, green-belts), que serão os agentes de mudança responsáveis por implantá-los, junto com equipes.

São os black-belts

Os funcionários "faixas-pretas" são os responsáveis pela coordenação do programa do 6-Sigma em determinado setor da empresa. Eles dedicam 100% de seu tempo a fornecer capacitação e suporte às equipes envolvidas nos projetos de melhoria.Definem as metas e informam à direção o andamento das atividades.

São os green-belts (faixas-verdes)

Os funcionários que, além de suas atividades regulares, lideram uma ou mais equipes, de acordo com sua experiência em determinados projetos é necessário contratar novos funcionários para implementar o 6-Sigma.

Não necessariamente um dos objetivos do 6-Sigma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com