TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Ensaios: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  6.196 Palavras (25 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

CURSO NORMAL SUPERIOR

ALUNA: MEIRE VARGAS FERNANDES

TUTORA: IVONE ROCHA DA SILVA

A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO

MARINGÁ

2009

RESUMO

Este artigo foi desenvolvido a partir do tema escolhido para o desenvolvimento “A afetividade entre professor e aluno” para efeito de trabalho de conclusão de curso, pois percebemos como é necessária a existência da interação e da troca de experiências entre o professor e o aluno no processo de ensino aprendizagem. O estudo proposto parte da necessidade de entendermos se o ato de ensinar e aprender é prazeroso para ambos os sujeitos envolvidos no processo, e também por compreendermos o quanto as práticas educativas devem ser permeadas por relações afetivas, aspectos que conduzem-nos a enfatizar que ao ensinar o docente não pode considerar apenas o conteúdo, mas também a bagagem intelectual do aluno. O estudo desta temática justifica-se ainda pela necessidade de compreendermos como é importante a existência do elo entre a escola, o aluno e a família, pois entendemos que o conhecimento significativo que é construído por parte do educando depende do envolvimento de todos as pessoas afetivamente e intelectualmente envolvidas nesse processo. O objetivo deste trabalho é estudar a relação professor aluno nas séries iniciais do ensino fundamental como um aspecto importante para o desenvolvimento intelectual e afetivo. Foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica através da análise das teorias de autores que estudam o tema.

Palavras-chave: Professor, Aluno, Afetividade e ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

This article was developed from the theme chosen for the development. “The affection between teacher and student “for the purpose of conclusion course’s paper, because we realized how necessary is the existence of the interaction and the exchange of the experience between the student and the teacher in the learning process. The proposed study comes from the necessity of understanding if the act of learning and teaching is satisfactory for both involved in the progress, and also for comprehending how much the practical education must be permeated by affective relation, aspects that lead us to emphasize that when teaching, the staff cannot only considerate the subject but also the student’s knowledge. The study of this theme is explained also for the necessity of comprehending how important is the existence of the link between the school, the student and the family, because we believe that the knowledge that is built for the students depend on the involvement of all the emotionally and intellectually people involved in this process. The purpose of this assignment is to study the relation of the student and the teacher of primary school as an important aspect of the intellectual and emotional development. It was used the biographic search by the analysis of the author’s theories who study the theme.

Keywords: Teacher, Student, Emotions, teaching and learning.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo investigar a importância da afetividade na relação professor-aluno no processo de crianças saindo da educação infantil e indo para o ensino fundamental. Também tem por objetivo identificar a relação da afetividade na escola e a auto-estima do aluno; identificar fatores da afetividade na contribuição da relação professor aluno em sala de aula; identificar as principais dimensões da afetividade no processo de desenvolvimento do aluno para proporcionara aprendizagem. A relação entre professor e aluno é de grande importância, pois, por intermédio da relação afetiva, o aluno produzirá cada vez mais e passará a ter mais envolvimento nas atividades da escola.

Por meio da afetividade, o professor poderá influenciar no resultado da educação de seu aluno, investigando como a afetividade deve ser realizada dentro de sala de aula ou até mesmo fora da escola, para observar o rendimento do aluno e a relação professor-aluno e como pode ser feita para que professor e aluno cheguem a um objetivo, que é a aprendizagem.

Compreende-se que afetividade tem um papel importante para o desenvolvimento cognitivo, motor e psicológico do aluno. O tema foi escolhido com o objetivo de esclarecer pontos favoráveis da afetividade na relação professor e aluno no processo ensino aprendizagem do ensino fundamental, que mostra que a afetividade é importante para relação motora e psicológica do aluno.

2. A RELAÇÃO AFETIVA NA ESCOLA E AUTO-ESTIMA DO ALUNO

A afetividade não é somente emoção, porque está ligada às questões filosóficas que englobam a amplitude da emoção e as questões relacionadas ao meio social. As relações afetivas são conduzidas através da interação constante dos indivíduos. Amorim, no livro “Afetividade na Escola – prática e teoria” citando Dantas, diz:

A emoção traz consigo a tendência para reduzir a eficácia do funcionamento cognitivo, neste sentido ela é regressiva. Mas a qualidade final do comportamento do qual ela esta na origem dependerá da capacidade cortical para retomar o controle da situação. Se ele for bem-sucedido, soluções inteligentes serão mais facilmente encontradas, e neste caso a emoção, embora sem dúvida não desapareça completamente, se reduzirá. (Amorim, p.77).

Quando se fala de afeto inclui todas as habilidades cognitivas, como motora- psicológica, pois o afeto auxilia na aprendizagem do aluno, torna mais produtivo e agradável.

Quando ocorre em sala de aula, a interação, a disposição e a atenção do professor em solucionar algumas dificuldades que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com