TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA AREA DE RH

Artigos Científicos: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA AREA DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA AREA DE RH

GOIANIA-GO

2013

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA AREA DE RH

Trabalho de produção textual – 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da UNOPAR VIRTUAL .

GOIANIA -GO

2013

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA AREA DE RH

INTRODUÇÃO

Atualmente, há uma discussão sobre a necessita de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na “moderna gestão de pessoas”, os indivíduos não são mais vistos como mero “recurso” ou “patrimônio “da organização, mas com “parceiro”ou“colaborador ”no alcance dos resultados organizacionais. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão de pessoas das empresas BRG COMERCIALIZAÇÃO DE GÃOS e TERRA EXTINTORES E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO .

DESENVOLVIMENTO

1 º EMPRESA:

1.TERRA EXTINTORES E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO

2.PALMEIRAS DE GOIAS

3. A EMPRESA OFERECE PRODUTOS E SERVIÇOS NO RAMO DE SEGURANÇA

4.TRES FUNCIONARIOS

2º EMPRESA:

1. BRG COMERCIO DE GÃOS

2.GOIANIA

3. A EMPRESA OFERECE SERVIÇO DE COMPRA, VENDA E EXPORTAÇÃO DE GRAOS.

4. 9 FUNCIONARIOS

PROCESSO DE RECRUTAMENTO - REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Na BRG o processo de recrutamento é feito por profissional da área de RH, onde se observa que a seleção segue um tipo de avaliação de Currículos e experiência. O recrutamento externo é feito por anúncios e nele está anotado os critérios para os possíveis candidatos, passando logo em seguida por uma uma entrevista direta. Já internamente os colaboradores são estimulados ao aprimoramento, geralmente custeado pela empresa;

A TERRA Não existe nenhum tipo de critério para o processo de seleção o candidato passa por uma avaliação, esta avaliação e feita através de um questionário verbal, e se aprovado ele começa a trabalhar em fase de experiência. As técnicas mais utilizadas são a de análise de currículo e a entrevista mais sem duvida a entrevista pesa bem mais na hora de escolher mós o profissional. A empresa oferece os benefícios da CLT e também a bonificação por metas alcançadas.

A empresa BRG não realiza especificamente uma pesquisa salarial, entretanto mantém uma igualdade para funcionários com funções semelhantes. Os chefes possuem salários iguais por se tratarem de apenas 2 sócios e são eles que cuidam diretamente de todos os outros funcionários,. A empresa TERRA não possui planos de cargos e salários, pois se trata de uma micro empresa ainda não houve necessidade de implantação. Ambas as empresas fazem acreditam que seis funcionários estão satisfeitos com seus salários, esta informação e passada diretamente superior e funcionário, quer dizer de forma informal , as duas empresas acham que esta é uma questão bastante difícil, sempre que o funcionário é admitido geralmente se mostra satisfeito com a remuneração, apos dois ou três meses os mesmos já não se mostram tão satisfeitos assim.

A empresa TERRA possui 3 cargos, mas a empresa não possui a descrição destes cargos, de maneira subjetiva se trata de um diretor estratégico um gerente e um auxiliar.

A empresa BRG, tem diretores ( os próprios sócios) gerente , comprador/vendedor ,RH e auxiliares administrativos .

Ambas as empresas trabalha com o aumento de salario quando as metas são alcançadas, ou seja, avaliação da produtividade. As empresas monitora seus resultados através das metas ,porem a BRG tem uma diferença que todo ano adota a porcentagem de aumento colocada pelo sindicato da categoria, estabelecidas e pesquisa com seus clientes. Através de cursos e também de orientação permanente. A empresa TERRA tem um cadastro de seus clientes mais importantes, ou seja, os que compram mais estes são lembrados em datas comemorativas com brindes.

QUESTOES TRABALHISTAS DA EMPRESA TERRA EXTINTORRES:

Geralmente a empresa deixa o funcionário trabalhar 1 mês como período de experiência sem carteira assinada.

As comissões são pagas extra salarial ou seja não fica registrada.

A empresa ainda não fez demissão por justa causa.

A empresa ignora esses riscos.

A folha de pagamento é feita em escritório contábil, e em caso de duvidas o próprio contador esclarece.

QUESTÕES TRABALHISTAS DA EMPRESA BRG

Neste aspecto, BRG, paga o salario mensal , não tem escala de serviços definidas, com jornada normal de trabalho 44 horas semanais, férias seguem o rito normal podendo haver acordos quanto ao gozo. As leis trabalhistas vigoram exatamente como manda a CLT e Convenção coletiva do sindicato.

RECURSOS HUMANOS

Souza (1979) foi um dos autores que movido pelo movimento dos anos 70, começou a questionar se a gestão de pessoas era realmente uma função estratégica, visto que segundo ele próprio, estes profissionais apenas implementavam as estratégias e diretrizes da organização, não participando ativamente das mesmas. Comportamento este que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com