TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO................................................... 4

3 CONCLUSÃO................................................................. 6

REFERÊNCIAS.................................................................. 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo ser um complemento dos estudos desenvolvidos durante esse semestre sendo uma forma de colocar em pratica o diagnostico organizacional de uma empresa, fazendo assim os integrantes do grupo pesquisar e se aprofundar melhor nos conteúdos.

A empresa utilizada para pesquisa e desenvolvimento do trabalho acadêmico tem por nome fictício Ricardo Eletro que pertence a varejista Maquina de Vendas, que tem sua sede em Belo Horizonte Minas Gerais. A Ricardo Eletro possui filiais distribuídas por todo país o ramo de atividade principal é a comercialização de produtos como eletrônicos eletrodomésticos, móveis e outros

A Ricardo Eletro deu iniciou a suas atividades em 1989, no interior de Minas Gerais, seu atual presidente e fundador, Ricardo Nunes, já sinalizava o caminho a ser percorrido pela rede: estratégia comercial com foco em preço para o consumidor e ganho de vendas em escala. Já naquela época, ele registrou em cartório – de forma pioneira – um compromisso assumido com os clientes: cobrir qualquer oferta anunciada da concorrência. A fórmula, ancorada na estrutura de negócios da empresa desde o início da operação, deu certo. A rede começou ganhando a clientela de concorrentes vizinhos; e hoje a disputa é de igual para igual com os maiores players do mercado.

A primeira expansão da Ricardo Eletro fora de Minas Gerais ocorreu em 2002, para o Espírito Santo, onde a empresa é reconhecida como a marca mais lembrada pelos consumidores. Líder de vendas em Minas Gerais, a rede também mantém fortes investimentos no Nordeste, atuando nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Mais recentemente, inaugurou sua primeira unidade em Pernambuco.

Um dos mais importantes passos da Ricardo Eletro foi a aquisição, em julho de 2007, da rede de lojas Mig. Com aporte do HSBC e financeira Losango, parceiros da empresa desde sua fundação, a rede adquiriu 86 novas lojas e entrou para os mercados de Goiás, Distrito Federal e interior de São Paulo.

(Texto contando a história da empresa retirado do site http://www.ricardoeletro.com.br/Hotsite/Html/4172. Acessado em 26/05/2014).

2 DESENVOLVIMENTO

O setor de Recursos Humanos fica atualmente localizado na Bahia onde foi fundada a empresa e se faz presente por comunicação através da internet, a formação dos profissionais de recursos humanos é diversificada alguns possuem superior em psicologia e outros em gestão de recursos humanos.

A descrição de cargos e salários não é utilizada, é utilizado um método de quem é mais antigo na empresa passa as funções aos mais novos.

O recrutamento de novos funcionários é feito através de currículos enviados por e-mail e entrevista on-line e presenciais. Em duas etapas com gestor da área e na outra com o RH, dependendo da função pode ser aplicado um teste psicológico.

O uso do recrutamento on-line ajuda muito no processo de recrutamento já que o RH não se faz presente em todas as filiais, o recrutamento on-line ajuda a pular uma etapa do processo; pois no questionário constam informações que faculta o RH na tomada de decisões de acordo com o perfil do candidato, selecionando para segunda fase apenas os que se destacam e possuem características compatíveis com a vaga disponível.

O processo de seleção é realizado através do recrutamento on-line, indicação de funcionários internos e de currículos entregues da maneira formal.

A análise de currículo e a Entrevista: são utilizadas para todos os tipos de cargo e é feita com base no currículo cadastrado no site ou enviado ao RH. A equipe de RH da Ricardo analisa os currículos de acordo com orientações sobre a vaga e perfil desejado para ocupar o cargo.

Além da análise de currículo; a técnica de seleção utilizada para o operacional são os testes práticos; para o técnico são os testes específicos e para o administrativo são os testes de conhecimento específico.

Teste Prático: Testes de memorização para mostrar como está a capacidade de retenção de informação na memória. São desenvolvidas para avaliar os pontos fracos ou fortes apresentados pelo candidato; além de suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com