TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOMAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.064 Palavras (17 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 17

AUTOMAÇÃO HOSPITALAR

MARELO PRADO

RESUMO

A importância de adotar os avanços tecnológico em benefício, atualmente as novas tecnologias cada vez mais são utilizadas para melhorar o fluxo das operações. Isso ocorre em diversos setores e não poderia ser diferente em relação à área da saúde, os pacientes passam meses internados e é necessário um mínimo de conforto possível, para o mesmo poder superar esse momento tão difícil. O objetivo geral desse projeto é proporcionar maior conforto ao paciente internado em leitos hospitalares ou em unidades de saúde, unificando o controle de sistemas de iluminação e de conforto mostrando a evolução dos aparelhos e das tecnologias presentes nos   hospitais. Uma automação bem sucedida vai trazer um conforto maior para o gestor, para o funcionário que vai interagir diretamente com a automação e para o paciente que sente confiança no hospital e acima de tudo na equipe, que está cuidando dele ou de sua família, requisito básico para uma boa relação entre paciente e hospital.

Palavras-chave: Automação. Hospitais.Technology.Beneficios.Evolução

ABSTRACT

The importance of adopting technological advances to the benefit, Currently, new technologies are increasingly used to improve the flow of operations. This occurs in different sectors and could not be different in relation to the health area, the patient spends months in the hospital and needs as little comfort as possible, to be able to overcome this very difficult moment. The general objective of this project is to provide greater comfort to patients hospitalized in hospital beds or in healthcare facilities, unifying the control of lighting and comfort systems, showing the evolution of devices and technologies present in hospitals. A successful automation will bring greater comfort to the manager, to the employee who will interact directly with the automation and to the patient who feels confident in the hospital and above all in the team, who are taking care of him or his family, a basic requirement for a good relationship between patient and hospital.

Key words: a Automation.,Hospitals.Tecnology.Benefits.Evolution        

  1. INTRODUÇÃO

Nos processos de automação existem conceitos que são fundamentais e alguns deles foram previstos em 1976 por Nitzan e Rosen (1976), tais como: aquisição de dados para controle de processos; monitoramento e processamento de sinais; redução de custos; otimização de processos.

Esses conceitos foram descritos como sendo possíveis de serem automatizados através de dispositivos programáveis, por exemplo, os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis). As previsões de Nitzan e Rosen (1976) foram de fato concretizadas, e são atualmente implementadas em diversos setores da automação, por exemplo, na automação industrial, as quais são implementadas também através de processos que utilizam sistemas.

O monitoramento de pacientes, apesar de ser um processo lento, quando comparado aos da indústria, demandam, no entanto, uma observação contínua e com uma freqüência determinada pelo tipo de monitoramento e gravidade na qual o paciente se encontra, (Baura, 2004) e (Brooks e Brooks, 1998). Esse aspecto é um requisito que exige dos sistemas de monitoramento garantias de disponibilidade e corretude temporal.

Nesse contexto, os trabalhos citados apresentam soluções aplicadas ao monitoramento de pacientes nos processos da automação hospitalar Analisar a importância da automação nos hospitais , além de garantir um melhor conforto ao paciente que se encontra em seus momentos mais  vulnerável, garante mais segurança nos gerenciamentos de  processos , felicitando uma melhor gestão, unificando o controle de sistemas de iluminação e de conforto mostrando a evolução dos aparelhos e das tecnologias presentes nos   hospitais.

Esse trabalho justifica-se pela importância de adotar os avanços tecnológicos em benefício da saúde, é bem verdade que em hospitais de alto padrão isso já vem acontecendo. Foi constatado por Santos & Nobrega em 2004 que a informação é fundamental para a assistência e gerenciamento do serviço hospitalar, mas isso requer interpretação e integração de complexas informações, que vão apoiar e ajudar na tomada de decisão por parte do gestor da área de saúde.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente as novas tecnologias cada vez mais são utilizadas para melhorar o fluxo das operações. Isso ocorre em diversos setores e não poderia ser diferente em relação à área da saúde. Por isso, no artigo de hoje nós falaremos sobre a automação hospitalar e os principais benefícios de contar com ferramentas tecnológicas para otimização de processo

Atualmente as novas tecnologias cada vez mais são utilizadas para melhorar o fluxo das operações. Isso ocorre em diversos setores e não poderia ser diferente em relação à área da saúde. Por isso, no artigo de hoje nós falaremos sobre a automação hospitalar e os principais benefícios de contar com ferramentas tecnológicas para otimização de processo.

No contexto de sistemas de monitoramento, Murakami (2006) desenvolveu o vMonGluco que implementa o monitoramento em tempo real dos níveis de glicose dos pacientes. Este sistema foi desenvolvido sobre dispositivos móveis, sendo utilizado em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).

Esse trabalho apresenta bons resultados, pois permite que pacientes com altas taxas de glicose possam ser monitorados de forma automatizada e com uma frequência maior e mais precisa, melhorando a qualidade do atendimento do paciente e também possibilitando o escalonamento mais eficiente da equipe médica, uma vez que um processo que demandava tempo e recursos humanos foi automatizado.

A automação é uma área multidisciplinar que envolve: linguagens de programação (software), plataformas eletrônicas (hardware), atuação (mecânica) e fluidos fármacos. Este fator implica que estudos na área da automação são abrangentes e, portanto, envolvem uma vasta gama de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (245 Kb)   docx (119.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com