TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO: LICENCIATURA EM FILOSOFIA

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR

PROFESSORA: REGIANE OLIVEIRA RODRIGUES

DISCENTE: JAILSON GARCES PEREIRA

RESUMO CRÍTICO

POR QUE PARTICIPAR DO ENADE?

PENALVA - MA

2022

JAILSON GARCES PEREIRA

RESUMO CRÍTICO

 POR QUE PARTICIPAR DO ENADE?

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Filosofia, da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Avaliação Educacional e Escolar.

PENALVA - MA

2022

Por que participar do ENADE?

RODRIGUES, Sannya Fernanda N. Live: Por que participar do ENADE? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pxM9RfORp2c. Acesso em 01 jan. 2022.

Buscamos um entendimento sobre a implementação das políticas de avalição e seus indicadores, destacando a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- ENADE e os principais reflexos na Instituição de Ensino Superior-IES. O Enade é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela lei 10.861, de 14 de abril de 2004, caracterizado com a política de avaliação da educação superior, com vista a garantia da qualidade do ensino, tratando-se de um dos processos de avaliação realizado pelos órgãos ligados ao Sinaes e INEP.

Em princípio quando falamos em avaliação da educação superior podemos pensar que estamos falando apenas da aplicação de uma prova que irá aferir a qualidade do ensino que está sendo ministrado por uma universidade, porém, a nota conceito do curso que será avaliado conta também com outros instrumentos, o que vai permitir o conhecimento da realidade do ensino superior em nosso país, desde a parte pedagógica até a estrutura física das instituições.

A importância do ENADE para o aluno, serve como instrumento avaliativo do seu desempenho em sua formação acadêmica, mercado de trabalho, componente curricular obrigatório, visto que, incide como condição previa para a conclusão do curso, posterior expedição do registro do diploma, portanto, o aluno ao ingressar na universidade já vai se cientificar que no último ano para a conclusão do seu curso ele será submetido à realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Essa ferramenta, trata-se de um procedimento obrigatório em âmbito nacional tanto para as universidades públicas quanto para as privadas, com o objetivo de servir com um indicador de qualidade do que está sendo avaliado como desempenho dos alunos do ensino superior, assim também, às universidades quanto a cada curso que está sendo oferecido em sua grade curricular.

Os estudos sobre a avaliação da educação superior, nos permitiu compreender que o Enade tem sua configuração para além da avaliação, tornando-se uma ferramenta de promoção de um ranque entre os cursos e as universidades. Essa ferramenta enquanto uma política mais ampla de avaliação em larga escala, mostra sua importância como elemento de construção curricular na universidade e, consequentemente, tem seus reflexos na gestão dos cursos que, em busca qualidade no que é oferecido, acaba gerando estratégias de gestão que contemplem as atividades vinculadas ao preparo dos alunos para a prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com