TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Crítica: A Ciência e a Filosofia

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

Análise crítica: a Ciência e a Filosofia

Apresentação:

Prezados (as) Estudantes,

Neste documento constam as orientações sobre o Trabalho da disciplina Filosofia. Esta é uma atividade muito importante, pois permitirá a articulação entre o conhecimento e a realidade prática. Desse modo, vocês obterão uma visão ampla das relações sociais e culturais nas sociedades e nas organizações, bem como a competência de mobilizar saberes, tendo em vista a atividade reflexiva e a solução de problemas.

O objetivo da disciplina Filosofia é habilitar o aluno a identificar as características básicas que tornam o homem um ser de cultura, distinguir os elementos da constituição lógica do raciocínio, descrever os sistemas clássicos da filosofia e sua relação com o mundo concreto, bem como elaborar uma reflexão crítica acerca do conhecimento, da ética e das novas tecnologias que se interpenetram e interagem no mundo globalizado.

A elaboração deste trabalho será uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre a superação do mito de uma realidade que se impõe a partir dos avanços do conhecimento científico, mas que carece de reflexões filosóficas. Neste sentido, estaremos mais próximos de posicionamento crítico acerca da realidade do século XXI, bem como nos tornaremos mais conscientes do nosso papel enquanto cidadãos socialmente responsáveis.

O tema escolhido é “A Ciência e a Filosofia”. Trata-se da elaboração de uma oportunidade para o desenvolvimento do pensamento reflexivo alinhado ao saber filosófico e à relação entre teoria e realidade.

Profª Nubia Pinto

Situação problema:

Desde os seus primórdios na Grécia Antiga (século VI a.C), a Filosofia se constituiu como um conhecimento racional sobre a ordem do cosmos. Os primeiros filósofos buscavam compreender, através do pensamento reflexivo, a existência humana e o universo e assim surgiram a matemática, a astronomia, a física etc. Posteriormente, com o avanço da modernidade no século XV, ocorreu a separação entre a Ciência e a Filosofia e o conhecimento passa a se segmentar em campos específicos. O desenvolvimento dos diferentes campos do saber impulsionou o progresso que chegou ao século XXI com toda a força. Tais inovações interferem decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando inclusive a vida e os valores humanos.

Vimos nos recursos didáticos da disciplina que a Filosofia se pauta na reflexão integrada da realidade. Vivemos num mundo de profundas transformações sejam sociais, globais, econômicas, etc., que impactam diretamente no nosso cotidiano. Já pararam para observar isto? Mas será que todo este avanço contempla o conceito de humanidade a contento? Guerras, preconceitos, violências, manipulação genética, armas químicas, espionagem e robotização desenfreada são sintomas de entraves que têm prejudicado diversos povos. Todos estes indicadores evidenciam a necessidade de começarmos a rever os fluxos deste suposto desenvolvimento, do contrário seremos apenas guiados pelos vetores destes processos sociais.

Desastres históricos como o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki evidenciam a necessidade de pensarmos na importância da Filosofia para o mundo e para a ciência. Nesse sentido, a proposta deste estudo é fomentar reflexões filosóficas acerca da revolução da ciência contemporânea e dos avanços e retrocessos do mundo globalizado, tendo em vista as temáticas tratadas na nossa disciplina.

Para ajudá-lo (a) a desenvolver esta atividade, observem abaixo o passo a passo no item “procedimentos”.

Professora Núbia

Procedimentos para elaboração do TD:

1. Leia e acesse os recursos didáticos da disciplina. 2. Assista aos vídeos https://www.youtube.com/watch?v=tMQEAPLnpsQ e https://www.youtube.com/watch?v=ZDOZX9GaeO0 sobre as bombas de Hiroshima e Nagasaki.

3. Pesquise na internet informações adicionais sobre o uso da ciência na construção das bombas.

4. Elabore dois ou três parágrafos sobre a manipulação indevida da ciência na elaboração das bombas e as consequências negativas para os seres humanos com as palavras de vocês (não colar textos da internet, pois trabalhos com plágios obterão nota zero).

5. Interprete este fato utilizando as reflexões filosóficas do material de leitura sobre a supervalorização da ciência moderna, a globalização, a ética, a moral, a ética planetária, mundo sensível e mundo inteligível.

6. Monte o texto. Ele deve ter uma sequência lógica de ideias, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

5.1 Na INTRODUÇÃO - deve ser apresentado o trabalho, qual o tema, qual o seu objetivo, falar um pouco sobre a disciplina Filosofia. Trata-se de um comentário geral.

5.2 No DESENVOLVIMENTO – nesta parte deve-se fazer a exposição do assunto propriamente dito. Discutir os significados da criação das bombas atômicas, o papel da ciência no desenvolvimento das mesmas, seus impactos negativos. Utilizem as discussões do material de leitura sobre a supervalorização da ciência, a Globalização, ética, ética planetária, mundo sensível e mundo inteligível para interpretá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (235 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com