TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia é um fenômeno que busca compreender os fenômenos culturais

Por:   •  11/11/2017  •  Abstract  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades 1

        Antropologia é um fenômeno que busca compreender os fenômenos culturais, entre eles os modos de ser e conviver dos diferentes grupos de pessoas.  No mundo de hoje com os diferentes grupos de pessoas, essa diversidade se torna expressiva.

Cultura: fenômeno social partilhado pelas pessoas de um determinado grupo. São os seus valores, regras, modo de fazer as coisas, de falar, de se vestir, enfim, de produzir seus próprios símbolos.  Sociedade: Diferentes culturas em cada tipo de pais construídas em suas interações cotidianas. Ou seja, o homem participa dos processos culturais por meia da socialização, que ocorre por meio da linguagem, essencial no desenvolvimento da cultura já que é formada de significados construídos e que só existem por meio da própria sociedade.  Etnocentrismo: o quando o individuo acaba valorizando sua cultura com as demais, desconsiderando a logica de diferentes culturas, tudo que é diferente é errado. Abandonando os momentos de conviveu com diferentes culturas (pois elas possuem estruturas diferentes e assim o choque cultural é inevitável). Alteridade: implica deixar para traz a peculiaridade daqueles que são diferentes reconhecendo os aspectos, percebendo as diferenças que nos cercam. Aproveitando assim melhor as culturas. Diversidade cultural esta presente em todos os lugares do nosso cotidiano, implícita na mistura de costumes em religiões, valores, classes, politicas, etc.  e as interações entre eles podem se traduzir de diversas formas, e muitas vezes gerando conflitos. Contudo mantendo a Alteridade mostra possível a tolerância entre todos.

Atividade 2

A antropologia também esta ligada para compreender os temas atuais, ligados às novas configurações do mundo globalizado e tecnológico.

Conflito de gerações  A globalização trouxer maior acesso a informação fazendo que diferentes pessoas compartilhem os mesmos espaços de trabalho, com isso ocorre trocas culturais – positivas ou negativas – entre as diversas idades.

A globalização e o acesso à informação fizeram que uma margem etária lutasse pelas mesmas oportunidades de trabalho, ou seja: por conta dos novos conhecimentos adquiridos.

O choque de gerações evidencia interesses distintos, formas diferentes de perceber o mundo e linguagem diversa que podem gerar conflitos no ambiente de trabalho.  As diferenças de gostos e valores geram inclusive problemas de convívio.

A convivência de gerações diferentes no trabalho também pode levar a aprendizagem e troca de experiências que podem unir traços distintos de diferentes visões de mundo conhecido como cultura hibrida (miscigenação de diferentes culturas causando uma heterogeneidade cultural que está presente hoje no mundo). Ela esta presente na rotina atual da sociedade globalizada a mistura de estilos forma a essência do homem moderno criando assim novas identidades.

Hibridação refere-se à forma pela qual modos culturais ou partes desses modos se separem se seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou martes e modos de outra origem , configurando no processo de novas praticas.

Atividade 3

Cultura  Reflexo da própria sociedade de seus costumes e tradições e de suas diversas expressões.

Identidade cultural  Podem se manifestar com a língua e significados específicos de um grupo cada região ou pais, como é o caso de dialetos e expressões ligados em todos os pais. A construção da identidade cultural esta necessariamente ligada à ideia que um individuo adquire na sua atuação nas manifestações particulares da coletividade em que esta inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com