TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aparência da pele do rosto é uma grande preocupação das pessoas

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

A aparência da pele do rosto é uma grande preocupação das pessoas, principalmente quando a acne ataca a pele. Esta doença atinge principalmente adolescentes, mais afeta também os adultos, e pode se desencadear por diversos fatores. Algumas pessoas desenvolvem forma mais grave de acne, que pode deixar seqüelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas.

Este estudo tem por objetivo geral, analisar o caso clínico de uma pessoa com acne.

O primeiro passo é fazer uma análise clínica da pessoa, para identificar se a causa da acne é hormonal, alimentar ou emocional, que são casos mais comuns. Nesta fase é feito um diagnóstico do grau da acne. Classificar a acne é muito importante, pois determina a escolha do protocolo estético personalizado que atue nas diversas formas de apresentação das lesões, visto que em cada lesão ou fase necessita de técnicas e ou princípios ativos específicos.

A próxima etapa é definir a melhor forma de tratá-la. 


  1. DESENVOLVIMENTO

Um rapaz de 20 anos está com o problema de acne, que é uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Ela afeta as glândulas pilosebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula formando comodões. O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias.

Ela não é contagiosa e se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas, deixando marcas e cicatrizes.

Acne é uma doença multifatorial. Hereditariedade, predisposição genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias, estresse emocional, higiene da pele, cosméticos, alguns medicamentos são considerados fatores de risco para a manifestação da moléstia ou agravamento do quadro. Existe também a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se o paciente notar que certos alimentos gordurosos e industrializados pioram as crises, deve excluí-los da dieta habitual. Pessoas com pele oleosa devem evitar também o uso de produtos de maquilagem, loções e hidratantes gordurosos.

No caso do rapaz que procurou tratamento, o fator hereditário, (seu pai apresentou os mesmos sintomas), má alimentação, tomar pouca água e puberdade é os fatores principais que desencadearam o problema. Ele apresentou os primeiros sinais quando completou 12 anos, e o agravamento aconteceu nos últimos seis meses.

O tratamento deste paciente que está com um quadro grave de acne grau III e necessita de remédios, será em parceria com o médico dermatologista, pois ele é o profissional capacitado para indicar o medicamento ideal para seu caso.

O tratamento será primeiramente orientar o cliente como prevenir a formação e ruptura dos comedões, evitando a inflamação e o aparecimento de cicatrizes. A assepsia é o grande diferencial do profissional esteticista. Desde que, devidamente amparado na análise e classificação da pele, poderá promover uma adequada higienização da pele. É necessário aplicar nas espinhas ou pústulas um secativo cicatrizante. Alguns fabricantes de cosméticos oferecem emolientes que não necessitam de aquecimento, como por exemplo, trietanolamina, excelente opção para casos de acne inflamatória. No esvaziamento manual (extração) de comedões e pústulas, é importante ter certeza de que as impurezas foram retiradas por inteiro devendo ser seguida da aplicação de loção anticéptica, e do uso da alta-freqüência, garantindo uma ação bactericida e cauterizadora, importantes para evitar nova infecção. Nos protocolos estéticos é bastante indicada a utilização de manobras manuais drenantes e calmantes após as extrações, tais como drenagem linfática e sedante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com