TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Organização de Computadores

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

1) Dados são a expressão primária, descontextualizada e bruta de um fato não interpretado, enquanto informação é um dado que foi classificado e organizado, isto é, já manipulado por meio de cálculos (segundo instruções de um programa) permitindo que uma decisão seja feita a partir dele, potencializando assim uma ação.

2) Podemos caracterizar as etapas de processamento de dados como:

- Input: entrada de dados em que valores são coletados para que o processo se inicie;

- Processamento: fase na qual os dados passam por uma série de atividades ordenadas em que são manipulados (processados) por meio de diferentes cálculos e testes segundo determinado objetivo do programa e um arranjo específico dele;

- Output: temos então o resultado do processamento (informação de saída) seja de forma impressa, exibida na própria tela ou mesmo armazenada em algum arquivo.

3) Um sistema é um conjunto de partes coordenadas e inter-relacionadas que realizam um objetivo específico através da coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Como exemplos de sistemas na vida real, podemos citar:

- O sistema digestório humano com um conjunto de órgãos (partes) que juntos transformam matéria orgânica (alimento) em energia, através de diferentes processos como liberação e distribuição de enzimas.

- Um automóvel, que a partir de suas diferentes peças (partes) compõem sistemas que de maneira coordenada permite a sua movimentação.

4) Os níveis são: operacional, relacionado à área de execução cotidiana de tarefas, como, por exemplo, um sistema de recebimento de pagamentos em uma agência bancária realizada por um caixa; o nível gerencial, relacionado às áreas intermediárias de gestão em empresas, onde são produzidas informações úteis ao processo de gestão de setores; e o nível estratégico, relacionado às áreas da direção de uma empresa, produzindo informações para a tomada de decisões de planejamento de longo prazo e direcionamento estratégico da empresa, por exemplo, um sistema para geração de balanços globais da empresa, para decisões em nível de diretoria.

5) Um programa de computador é um conjunto de algoritmos (instruções com uma sequência de etapas finitas para se realizar um objetivo) formalizados em linguagem de máquina inteligível para o computador.

6) Hardware se trata dos componentes físicos e inertes (sem atividade própria) de uma máquina (transistores, placas de memória, fios, etc), enquanto software trata-se do elemento intangível que confere atividade a ela através de programas com instruções que são compiladas e fornecidas por meio de código binário, por exemplo, quando o usuário liga o computador e o software aciona o disco rígido para que ele comece a rotacionar.

7) Linguagem de programação é um instrumento intermediário de comunicação entre o ser humano e a máquina. Ela é, portanto, um sistema organizado de regras que precisamos seguir para que as instruções que escrevemos em um determinado código sejam coerentes tanto para nós quanto para o hardware. Dessa forma, ela serve para formalizar, por exemplo, quais palavras devemos usar para pedir um dado para o usuário, quais símbolos devemos utilizar para realizar um cálculo matemático, de que maneira podemos fazer com que um programa faça a mesma ação várias vezes, etc. Alguns exemplos de linguagem de programação são: Ruby, Javascript, Java, C++, etc.

8) Charles Babbage é o inventor da máquina analítica em 1823, apesar ter iniciado o processo de construção da máquina e não tê-la concluído, já que o projeto foi finalizado apenas após sua morte.

9) A característica mais marcante do censo de 1890 dos EUA foi o tempo menor para sua conclusão em relação às edições anteriores, de dez anos para dois anos, apesar do crescimento demográfico do país. A agilização do processo se deve principalmente ao uso de cartões perfurados e de uma máquina tabuladora mecânica acionada por motor elétrico.

10) Considerando como o primeiro computador criado o desenvolvido por Alan Turing na Inglaterra, em 1943, podemos dizer que seu principal propósito foi decodificar códigos secretos da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Já se consideramos o ENIAC como primeiro computador eletrônico, seu principal propósito foi construir tabelas balísticas para o exército dos Estados Unidos.

11) O primeiro microprocessador de 8 bits comercializado foi o Intel 8008, usado em calculadoras portáteis e fabricado pela Intel.

12) As características básicas propostas por Neumann são:

- As instruções do programa e os dados residem na mesma memória, sendo que as instruções são executadas de forma sequencial;

- Instruções e dados que estão na memória são acessadas por meio do endereço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com