TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Exames: A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, é o caminho para sobrevivência ou a perda do império, pág. 4, ou seja, hoje em dia o gestor precisa viver a sua vida como se estivesse em uma guerra onde ele terá que usar as armas e estratégias certas para se sair vitorioso, onde um único erro pode significar a sua derrota.

Segundo Sun Tzu existe cinco fatores fundamentais, com vistas a determinar o resultado da guerra.

O primeiro desses fatores importantes é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o, terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina, pág. 4.

Estes cinco fatores hão de ser conhecidos e principalmente praticados pelo Gestor para que ele possa ter sucesso e muita vitória, aquele gestor que dominar esses cinco fatores com certeza sairá vitorioso de suas batalhas, mas aquele que dominar e não praticar com certeza sairá derrotado da batalha.

Hoje em dia os gestores precisam estudar os seus inimigos e traçar planos e

metas ousados que vão com certeza lhe trazer a vitória.

A arte da guerra se baseia no engano, ou seja, você deve fazer o seu inimigo entender que você e o melhor amigo dele, e a partir dai estudar o seu inimigo e visualizar todos os seus pontos fracos e fortes, o fazer entender que você esta longe quando você esta perto, que você esta fraca quando você esta forte, que você desistiu quando você este mais motivado do que nunca, e no momento certo quando o seu inimigo pensar que já venceu a batalha ai chega a sua vez de atacar, fazendo com que o seu inimigo caia sem nenhuma maneira de se defender, pois você estudou os pontos fracos e fortes e já sabia onde realmente era pra você atacar e assim você vai derrotar o seu inimigo e sairá vitorioso e estará preparado para outras batalhas que virão pela frente, pág. 5.

Uma vez começada à batalha, ainda que estejas ganhando, se continuares

por muito tempo, desanimarás as tuas tropas e embotarás a tua espada.

Para vencer o desânimo da sua equipe você deve recompensa-los, ou seja, aquilo que você conquistou do seu inimigo você deve repartir entre eles e claro que nem todos irão ser recompensados, mas aqueles que mais se empenharam e se dedicaram a ajudar você a derrotar o seu inimigo, e com isso todos os demais se sentirão motivados a continuar ao seu lado na batalha.

Outra coisa que o gestor deve fazer e que os inimigos que foram derrotados devem ser bem tratados, para que no futuro os que eram seus inimigos possam se juntar a ti para lutar ao seu lado, Se utilizas o inimigo para derrotar o inimigo, serás poderoso em qualquer lugar aonde fores, pág. 7.

Um bom Gestor deve usar a lei do assedio estratégico, ou seja, destruir todos os seus inimigos de maneira que a sua equipe não fique em perigo, e para que o benefício seja totalmente completo, o Gestor deve usar a regra da utilização da força, ou seja, se as tuas forças são maiores superiores as do adversário, cerca-o fazendo com que ele seja massacrado, se as tuas forças estão pela metade comparada as do adversário apenas ataque-o, e se as sua forças estão abaixo comprado as do adversário divida-os para que assim você possa atacar e vencer, pág. 8.

O Gestor deve fazer uma avaliação adequada das suas forças, recursos, armas e principalmente das suas estratégias, pois a menor falha te acarretaria as piores consequências. Triunfam aqueles que: Sabem quando lutar e quando esperar Sabe discernir quando utilizar muitas ou poucas tropas Possuem tropas cujas categorias têm o mesmo objetivo, Enfrentam com preparativos os inimigos desprevenidos, Tem generais competentes e não limitados por seus governos civis, Estas cinco são as maneiras de conhecer o futuro vencedor, pág.9.

O bom Gestor deve estar sempre à frente do seu inimigo, ele não pode chegar depois do seu inimigo em uma batalha, mas se antecipar e ser o primeiro a chegar. Pois o que chega depois sempre acaba ficando esgotados e consequentemente perdem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com