TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Artrite Reumatoide

Por:   •  6/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

Código deontológico

 Osteopático.

Cláudio Domingos Batista dos Santos

Nº aluno: 7109

Turma: fim-de-semana\ 11 meses

índice 

  • Deontologia

Pagina 3

  • Código deontológico

Pagina 3

  • Ética

Pagina 3

  • Código de Ética

Página 4

  • Moral

Pagina 4

  • Criação código deontológico osteopático e Ético

Pagina 4 e 5

  • Código deontológico vantagens e desvantagens

Página 5 e 6

   Este trabalho irá se debruçar sobre a importância do código deontológico na pratica de osteopatia e na conduta ética do osteopata,  para que desta forma, exista um código ético e moral utilizado por todos os profissionais desta área, de forma a proteger o paciente e o terapeuta, durante todo o processo de terapia.

    Para iniciar, acho importante deixar clara a definição e importância do código deontológico e do código de ética e as suas aplicações mais abrangentes.

Deontologia

Conjunto de deveres profissionais de qualquer categoria profissional enunciados em códigos específicos.

 

  • Um código deontológico é um conjunto de normas de comportamento que deverão ser seguidas pelos profissionais que pertencem a um determinado setor ou área de atividade – como, por exemplo, Osteopatia.
  • É o código deontológico que define/baliza os limites de atuação dos profissionais determinando que comportamentos são, ou não, éticos e permitidos no exercício da atividade profissional.

   Um código deontológico é constituído por valores éticos fundamentais que se mantêm inalterados, independentemente do espaço e do tempo, a qualquer conceito filosófico ou político nomeadamente:

  • o respeito pela vida humana e pela sua dignidade;
  • a não discriminação na administração de cuidados;
  • a proteção dos mais fracos;
  • a manutenção do segredo profissional quando não colide com o bem estar comum;
  • e a solidariedade e respeito entre os profissionais.

Mas também, constituído por valores éticos relativos ao profissional e ao seu contexto, sendo estes subjetivos, como honorários, horários, etc...


Ética

É um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.

            É uma reflexão sobre a moral.

Pág.3/6

Pág/ 4/6

  • Um código de ética estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional.

A partir da sua missão,cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.

  • O estabelecimento de um código de ética gera inúmeros benefícios a ambiente empresarial, ajudando a criar um clima de confiança na empresa, aumentando a credibilidade tanto a nível social como económico.

Moral 

É o conjunto de regras aplicadas no quotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.

Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

    Tendo em conta a importância destes três elementos, Moral , Ética e Deontologia, é deveras importante que a osteopatia também esteja abrangida por um código de ética e por um código deontológico osteopático.

   Logo, a meu ver, na criação do código de Ética em Osteopatia  e Código deontológico Osteopático,  terá que estar presente estes pontos referidos abaixo, para que desta forma, esta  terapia esteja salvaguardada através de códigos usados por todos os terapeutas desta área.

Criando, então, uma a maior credibilidade e consequentemente uma menor marginalização desta área.

Estes códigos, não só trazem segurança ao terapeuta como também aos pacientes, que sentirão uma maior segurança nesta medicina não convencional.

Pontos Relevantes na Criação:

UM CODIGO NAO EXISTE SEM O OUTRO, ESTAO INTELIGADOS E DIRECIONADOS PARA O BEM-ESTAR DOS PACIENTES E TERAPEUTAS.

Código de Ética em Osteopatia

Código deontológico Osteopático

A avaliação inicial do paciente deve sempre preceder ao tratamento.

Esta avaliação consiste de anamnese, exame físico e realização de exames complementares quando necessário.

O planeamento do tratamento é fundamentado na avaliação e hipóteses diagnósticas.

A Osteopatia deve ser exercida sem qualquer tipo de discriminação religiosa, orientação sexual, política etc..

O Osteopata deve exercer sua profissão com discernimento, aplicando sempre o melhor de seus conhecimentos e capacidade profissional. Procurando manter-se constantemente atualizado, visando a proporcionar ao seus pacientes o melhor tratamento disponível.

A osteopatia deve respeitar o sigilo paciente\|terapeuta.

O osteopata deve dispor-se a trabalhar juntamente com outros profissionais da área da saúde sempre que isso for do melhor interesse da saúde e bem-estar do paciente, devendo encaminhar a profissionais qualificados os pacientes cujo quadro clínico estiver fora do alcance terapêutico da osteopatia

O osteopata deve oferecer ou divulgar seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão e a leal concorrência, não devendo sob nenhum pretexto proclamar superioridade sobre seus colegas.

Proibição de prescrever medicamentos ou efetuar procedimentos invasivos, como infiltrações, agulhamentos ou procedimentos cirúrgicos, exceto quando possua um título adicional na área da saúde que o permita realizar tais procedimentos legalmente.

É vedado ao osteopata aproveitar-se de situações decorrentes da relação profissional para obter vantagem física, emocional, financeira ou política.

Deve respeitar o natural pudor e a intimidade do paciente.

É dever do osteopata informar ao paciente de maneira clara e realista quanto ao seu diagnóstico, prognóstico e objetivos do tratamento.

O Osteopata deve colocar os seus serviços à disposição da comunidade sempre que situações de emergência assim o exijam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com