TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Portifolio

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio Educação Física Inclusiva

Aluno: Leonel Silva Pessoa

Paradigma histórico social da exclusão.

Exclusão: Exclusão é um termo que caracteriza o distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade.

Forma de atendimento: No paradigma da exclusão as pessoas são encaminhadas às instituições especializadas, esta por sua vez, afasta as pessoas do convívio social. Ocorre por meio da Constatação de atitudes de eliminação, menosprezo ou destruição.

Exemplo: O estudante com deficiência é atendido por uma instituição educacional separada do ambiente da escola comum, denominada escola especial.

Paradigma histórico social da Segregação.

Segregação: As pessoas com deficiências passaram a ser encaminhadas às instituições, separando as do convívio onde, mediante segregação, poderiam receber atendimento especializado, este atendimento muita das vezes o afasta da sociedade.

Forma de atendimento: Ocorria com o recebimento de atendimento especializado por instituições, estas por muitas vezes não estavam preparadas. O modelo médico de deficiência, que era entendida como um déficit a ser superado.

Exemplo: Quando uma instituição que não é especializada nega atendimento a um portador de necessidades especiais ela está separando das outras pessoas isto é segregação.

Paradigma histórico social da Integração.

Integração:  A deficiência é encarada como um “problema” do indivíduo, cabendo exclusivamente a ele a responsabilidade por seu tratamento e reabilitação, no sentido de potencializar suas capacidades e habilidades, a fim de adaptar-se às exigências da sociedade buscando a interatividade e adaptação.

Forma de atendimento: A própria inserção da pessoa na sociedade, no meio de convívio de outras pessoas, nos sistemas sociais é baseada no princípio da normalização, a própria pessoa busca através de atividades comuns estar inserida.

Exemplo: O fato de uma pessoa com deficiência está em atividades com outras já é um atendimento, mesmo que ela não esteja praticando os mesmos exercícios e que esteja a praticar exercícios diferentes, mas sua participação não deixa de ser importante isto faz com que ela esteja inserida em todo o processo.

Paradigma histórico social da Inclusão.

Inclusão: O ambiente e a sociedade se responsabiliza em fornecer e proporcionar o acesso do indivíduo em uma determinada tarefa. O modelo social da deficiência no qual se preconiza um movimento bilateral entre sociedade e pessoas nessa condição, pautado em princípios como autonomia, independência.

Atendimento: Ocorre de forma a que os indivíduos inseridos no contexto venham a ter a postura de aceitação, tolerância, apoio e assimilação. Se buscarmos estes moldes e enfatizar a equiparação de oportunidades, a sociedade de forma continua buscara uma equiparação de valores entre as pessoas.

Exemplo: Se neste contexto buscamos a equiparação e a igualdade, devemos aceitar as diferenças, com valorização de cada pessoa e convívio dentro da diversidade humana. As atividades, os exemplos e todas as outras coisas devem ser neutralizadas pois devemos olhar para a capacidade que cada indivíduo tem e não olhar para suas limitações. Atividades em busca de uma sociedade democrática na qual todos conquistam a sua cidadania, prevalecendo o respeito à diversidade, aceitação e reconhecimento de todos como uma só sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com