TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade portifolio

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

Informática na Educação

Atividade referente à 6ª semana

Aluno: Júlio Cézar Romero

RA: 1181112

Questão 01 – Elabore um texto dissertativo-argumentativo que contemple as abordagens instrucionista e construcionista, apresentando como elas influenciam o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Apresente, também, qual abordagem você escolheria para a sua prática docente.

Após estudar o conteúdo proposto pela disciplina pude compreender que a abordagem instrucionista estabelece uma aprendizagem mecânica de assimilação e repetição de informações. O computador é usado como uma “máquina de ensinar” cuja abordagem é a transmissão da informação para o aluno, ou seja, alguém implementa no computador uma série de informações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial, exercício-e-prática, vídeo-aula. Além disso, esses sistemas podem fazer perguntas e receber respostas no sentido de verificar se a informação foi retida. Desta forma a tarefa de administrar o processo de ensino pode ser executada pelo computador, livrando o professor da tarefa de correção de provas e exercícios.

Já na abordagem construcionista o aluno é ativo no processo de aprendizagem e constrói o seu próprio conhecimento. Ao usar o computador, o aluno age diretamente sobre o objeto manipulado, registrando e representando o seu raciocínio, permitindo a reflexão sobre a solução dos problemas encontrados para a sua construção. Nessa perspectiva, nos sistemas são disponibilizadas funcionalidades e comandos para o usuário interagir livremente, oportunizando assim a construção de conhecimento a partir da reflexão sobre as reações decorrentes da interação. O fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse, torna a aprendizagem mais significativa. Para esta abordagem podemos exemplificar a utilização de linguagens de programação, aplicativos de realidade virtual, editores de textos, processadores de planilhas eletrônicas, jogos de estratégia.

Traçando um paralelo com o conteúdo apresentado e minha realidade profissional, vejo que a abordagem que utilizo é a construcionista. Atualmente sou Professor de Lógica de Programação e Linguagens Web, sendo assim para lecionar tais conteúdos necessito desta abordagem pois aluno precisa ser ativo neste processo e interagir livremente, pois todo o material desenvolvido por ele necessita do seu raciocínio e reflexão.

Questão 02 - Descreva o que devemos analisar para definir se um software educacional deve ser utilizado com foco na abordagem instrucionista ou construcionista. Ao analisar o software educacional seja cauteloso, pois alguns softwares não se adequam às abordagens em sua totalidade.

A análise deve ser realizada na forma em que o software interage com o aluno. Caso o aluno interaja de uma forma passiva com o determinado software certamente este utilizará uma abordagem instrucionista. Entretanto, se o aluno interagir com o software de uma maneira ativa, o software utiliza-se de abordagem construcionista.

Novamente trazendo fazendo um paralelo com o conteúdo apresentado e minha realidade profissional vou exemplicar a utilização do software Netbeans. Tal software é utilizado na programação e desenvolvimento de aplicativos na plataforma Java. Nele o aluno utiliza de toda a sintaxe e biblioteca de comandos da linguagem de programação objetivando a criação de um programa ou aplicativo. Por se tratar de um software onde o aluno é um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, este utiliza uma abordagem construcionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com