TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autoestima a Criança e a Aprendizagem

Por:   •  4/4/2017  •  Artigo  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

 

“A Autoestima, a Criança e a Aprendizagem”

"A opinião que o indivíduo tem de si mesmo estáligada ao seu desenvolvimento e aprendizagem. O autoconceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança consigo mesma e com os outros. No trabalho de autoestima com o aluno, a conversa em momentos de reflexão é fundamental, para que o princípio do "se sentir bem consigo mesmo", aconteça...”

“Projeto Resgatando a Autoestima e avançando na aprendizagem"


Justificativa

A importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, da descoberta do seu próprio fazer, autovalorização, da autoestima, e o quanto tudo isso influencia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no período escolar, estas oficinas se destinam aos alunos que estão com dificuldade no processo de ensino aprendizagem e encontram-se com distorção idade/série e propiciam a estas crianças partilhar momentos de reflexões e encontrar soluções possíveis para situações de conflitos da vida diária, em sala de aula, na família, na comunidade, que possam estar refletindo em seus processos de aprendizagem e comportamentos inadequados. Estes alunos são provenientes de famílias desestruturadas em que os conflitos emocionais, sentimentos depressivos, gerados através de vários fatores como: separação dos pais e novo casamento, negligência ou abuso sexual entre outros.
Tais comportamentos podem mascarar a realidade, como uma dificuldade de aprendizagem acentuada, aluno com necessidades educacionais especiais, um transtorno funcional (hiperatividade, dislexia, disgrafia... entre outros). Em todos os casos há uma queda na autoestima.

Dessa forma uma série de Oficinas dará um norte para cada um e uma melhora na qualidade de vida.

Objetivo Geral

Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores, de uma maneira lúdica, visando resgatar autoestima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente, em sala de aula, e seu sucesso no seu processo de ensino aprendizagem e, contudo, diminuir a evasão escolar.


Objetivos Específicos

A partir das observações no assessoramento pedagógico e informações dos professores, foi definido o seguinte objetivo para a realização destas oficinas de autoestima: oportunizar ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua autoestima, para que desenvolva um convívio prazeroso, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.

Público Alvo

Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental nas turmas de Avançar-Fase 2 das Escolas Estaduais da Coordenadoria Distrital de Educação 01( Carvalho Leal, Cônego Azevedo e Plácido Serrano) , que se encontram em situação de distorção idade/série.

Metodologia

As Oficinas serão desenvolvidas com base em dinâmicas de trabalho na Sala de Oficinas Pedagógicas, bimestralmente, sob a responsabilidade da Equipe gestora da escola e do assessoramento pedagógico da CDE 01.

-Os alunos serão comunicados pela gestora da escola sobre o encontro para realização das oficinas e nelas terão o momento para falarem sobre seu desempenho na sala de aula, por que vão a escola, o que eles esperam do futuro, entre outros questionamentos.

-(Acontecerão momentos de leitura com textos reflexivos como: músicas, poesias, contos, histórias...).

- Interpretarão gravuras, músicas, poesias e contos oralmente.

-Haverá a participação em dinâmicas de grupos objetivando a valorizaçãoda afetividade e as regras de convivências;

-Aplicar uma dinâmica, ler um conto de fadas(por exemplo) que fala muito de sentimentos, para estimular a criança a falar como se sente. E nos outros encontros dinâmicas de autovalorização.

Duração- 2h 30min

Um encontro bimestral, no horário de aula. Cada Oficina terá a duração de 2 horas e meia:

30 minutos: Auto reflexão, onde os alunos serão ouvidos individualmente.

30 minutos: Contação de história objetivando a reflexão quanto a assuntos voltados para o dia a dia do aluno como: assiduidade, disciplina, motivação, conservação e limpeza da escola.

30 minutos: Dinâmica- Como eu me sinto hoje? Os alunos irão escolher uma carinha expressando a fisionomia de como ele se sente naquele dia, o mesmo irá falar o porquê da escolha.

15 minutos: lanche

30 minutos: Atividades pedagógicas envolvendo oralidade, expressão corporal, expressão artística produção/interpretação de gravuras, textos e dramatizações (de acordo com a dinâmica aplicada). Estas atividades serão diversificadas em cada encontro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com