TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação E Medidas De Segurança Na Área Da Mineração

Por:   •  11/6/2023  •  Artigo  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Educamais

Avaliação e medidas de segurança na área da mineração

Fernando de Avila Araujo

 Professor(a) Orientador(a):

mês/ano.

RESUMO

A mineração possui altos índices de acidentes. e pesquisas realizadas pela Organização Internacional de Trabalho apontam que morrem perto de 5 mil pessoas por dia no mundo por causa de acidentes e doenças do trabalho. A segurança no trabalho é uma prevenção contra riscos e minimizadora de acidentes e doenças ocupacionais desde que seja implantada nas empresas e seguidas à risca. Toda e qualquer área que possua seus riscos, devem estar cientes e precavidos das medidas necessárias tentando sempre colocar a segurança e a saúde em primeiro lugar esse artigo tem como objetivo mostrar os principais  riscos e medidades de controle da atividades realizadas na mineração !

segurança

1 Currículo acadêmico do

2

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo da NR-22 é regularizar as exigências verificadas no planejamento de atividades na mineradora, buscando a saúde e segurança dos trabalhadores controlando riscos e melhorando as condições de trabalho. A Norma pode ser aplicada tanto na mineração a céu aberto quanto na subterrânea, em garimpos – onde for aplicável-, beneficiamentos minerais e pesquisa mineral.

O cumprimento da Norma Regulamentadora melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, consequentemente, reduz acidentes e doenças ocupacionais. Com isso, a produtividade da empresa aumenta, controlando riscos e mantendo salubre as atividades e os locais de trabalho.

  1. . RESPONSABILIDADE

2.1 Empresa 

A empresa tem a responsabilidade de cumprir a norma e fornecer as informações necessárias aos órgãos regulamentadores, indicando os técnicos responsáveis de cada setor. Em caso de terceirização do trabalho e/ou execução de atividades mineradoras deve- se apontar o responsável legalmente habilitado para supervisão técnica e garantia do cumprimento da Norma. As atividades de supervisão técnica, assim como as observações e intervenções realizadas pelo profissional responsável devem ser registradas em livros ou fichas próprias e estarem dispostas aos órgãos fiscalizadores.

A mineradora deve ainda interromper atividades caso a mesma ofereça graves riscos à saúde e segurança dos trabalhadores, além de fornecer informações sobre riscos potenciais às empresas terceirizadas, coordenando a implementação das medidas relativas à segurança e saúde dos trabalhadores e providenciar condições para trabalharem em conformidade com a NR. É de responsabilidade da empresa a elaboração e implementação do PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional- previsto na NR número 7, e do PGR -

O Programa de Gerenciamento de Riscos abrange riscos considerados pela NR-22, sendo eles riscos físicos, biológicos, químicos, atmosferas explosivas, deficiência de oxigênio, ventilação, proteção respiratória, investigação e análise de acidentes de trabalho, ergonomia e organização do trabalho, riscos do trabalho em altura, profundidade, e espaços confinados, riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais; equipamentos de proteção individual de uso obrigatório, estabilidade do maciço, plano de emergência, outros resultantes de modificações e introduções de novas tecnologia. O Programa pra efetivamente gerenciar os riscos citados deve conter as etapas de antecipação e identificação de fatores de risco avaliando –os, estabelecimento de prioridades, metas e cronogramas, acompanhando as medidas de controle implementadas, monitoramento da exposição aos fatores de risco, registro e manutenção dos dados, realizando uma análise crítica destes dados pelo menos uma vez ao ano.

        Quanto as responsabilidades do trabalhador tem se a atenção pela saúde e segurança de si mesmo e de terceiros possivelmente afetados por decisões e ações do trabalhador. Deve cumprir as normas estabelecidas e comunicar aos seus superiores qualquer situação que acreditar representar riscos.  

      2.2 Trabalhador

O trabalhador que observar que a atividade oferece algum risco grave à sua saúde e segurança ou de terceiros, tem direito de interromper imediatamente a atividade comunicando ao superior hierárquico que definirá as próximas medidas. O trabalhador deve ser alertado sobre os riscos existentes no local de trabalho que possam afetar sua segurança e saúde.

         A Figura 1 demonstra um profissional exposto ao ruído que é risco físico e pode causar vários efeitos no organismo humano, e poderia ser evitado com uso de EPI adequado como o protetor auricular, por exemplo.

[pic 1]
Figura 1 Ruído

A Figura 2 evidencia um profissional trabalhando em altura de forma totalmente incorreta, sem uso de EPI’s, e com ferramentas inapropriadas, evidenciando uma falta de responsabilidade do supervisor da tarefa. Poderia ser evitado com o cumprimento das exigências previstas na NR-22.

[pic 2]

Figura 2: Trabalho em Altura

Fonte: Cetec

A figura 3 aparentemente mostra, segundo a fonte, profissionais trabalhando em área de risco químico na exploração de silicose, na imagem é possível observar também a ausência de ventilação e se tratar de espaço confinado. Seria adequado a instalação de dutos para ventilação e treinamento para espaço confinado.

[pic 3]


Figura 3: Risco Químico

Fonte: Analytics Brasil

A figura 4 demonstra um risco mecânico, o trabalhador realiza a manutenção sem equipamentos de segurança adequados, oferecendo riscos à sua integridade física e até mesmo choque elétrico caso haja eletricidade no equipamento.

[pic 4]


Figura 4: Risco Mecânico

Fonte: FreePick

A figura 5 representa um acidente causado por desmoronamento, podendo o funcionário que operava o trator de esteira se ferir gravemente ou ate mesmo fatalmente. Poderia ser evitado com o PGR.

[pic 5]
Figura 5: Acidente Trator de Esteira        
Fonte: 4Machines

3. pricipais riscos e medidas controle na area da mineração

A empresa deve organizar os locais de trabalho de modo a atender os princípios ergonômicos, permitindo os trabalhadores realizar suas funções com segurança e saúde. A norma possui algumas restrições para eliminar ou reduzir ao máximos os riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (355.7 Kb)   docx (411.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com