TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Barragem de Rejeito

Por:   •  18/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 5

Coordenação Campus Buritis

Curso: Enga. de Minas                                               

Disciplina: Barragem de rejeito

Professor(a): Rodrigo Viana

Avaliação: D2

Aluno(a): Júlia Cardoso de Magalhães

Matrícula: 11315525

Turma: EAM7AN-ESA

Data: 18/11/2020

Valor: 20,0 pontos

1) (6,0 pontos). Análise com detalhe o fragmento do texto a seguir e depois responda as questões:

  1. (2 pontos) - Explique como a coesão e o ângulo de atrito dos solos influenciam na estabilidade de uma barragem.

Esses dois parâmetros geotécnicos são necessários para determinar as características do solo e se ele pode ser considerado seguro para construção da barragem. A coesão é responsável pela força de atração entre as partículas podendo ser real ou aparente e o ângulo de atrito representa as características de atrito entre os grãos no solo, esse ângulo depende de vários fatores.

b) (2 pontos) - Cite e explique 02 métodos de cálculo da estabilidade pelo equilíbrio limite.

O cálculo da estabilidade pelo equilíbrio limite é utilizada para especificar a estabilidade de uma quantidade de solo onde a ruptura acontece ao longo de uma área plana, circular, poligonal ou mista.

  • Método Fellenius: esse método leva em consideração a estabilidade das forças no sentido normal a superfície de deslizamento o equilíbrio de momentos.

𝐹𝑆 = ∑ (𝑐 ′ 𝑙 + (𝑊𝑐𝑜𝑠𝛼 − 𝑢𝑙) 𝑡𝑔𝜙 ′)

𝑊𝑖 𝑠𝑒𝑛𝛼

FS= Fator de Segurança;

c’= Coesão do solo;

𝜙’= Ângulo de atrito;

l= Comprimento da base da fatia;

𝛼= Inclinação da base da fatia;

Wi= Peso da n-ésima fatia;

u= Força de percolação.

  • Método de Bishop Simplificado: é considerado um modo mais fácil onde se despreza a tangente das forças que atua por entre as partes de modo que o resultado entre elas seja horizontal.

𝐹𝑆 = ∑ (𝑐 ′𝑏 + (𝑊 − 𝑢𝑏) 𝑡𝑔𝜙 ′)[pic 1][pic 2] 

     _______________________

𝑊𝑖 𝑠𝑒𝑛𝛼

Onde 𝑚𝛼 é expresso pela equação:

𝑚𝛼 = 𝑐𝑜𝑠𝛼 𝑠𝑒𝑛𝜙 ′ 𝑡𝑔𝛼

 𝐹S

  1. (3 pontos) - Explique detalhadamente por que a Instrumentação Geotécnica é essencial para o controle e segurança de barragens.

Atualmente as construções de barragem de rejeitos tem aumentado e com isso também tem aumentado os riscos de acidentes, por isso é necessário que se tenha o conhecimento das propriedades geotécnicas para que se decida como e qual tipo de barragem será construída, qual tipo de intervenção será feito na área para que não ocorra o rompimento causando destruição.

2) (2,0 pontos). Para que servem as medidas de NA dos instrumentos de monitoramento de barragens? Justifique a resposta.

O medidor de nível d’água é um instrumento de monitoramento de barragem utilizado para sinalizar a cota da superfície freática no local onde o medidor está instalado. Com a utilização do medidor do nível d’água é possível diminuir os acidentes que acontecem por causa da liquefação ou piping.

3) (3,0 pontos) - Explique sobre três tipos de piezômetros suas vantagens e desvantagens.

  • Piezômetro de Casagrande:

É um piezômetro de tubo aberto que geralmente é utilizado para definir pressões neutras e subpressões em maciços de terra, taludes e fundações. A vantagem da sua utilização é que possui baixo custo, facilidade para montar e com ele é possível realizar o ensaio de permeabilidade ao longo do tempo. Mas como desvantagem ele é mais lento, baixa sensibilidade e sujeito a entripamento.

  • Piezômetro de Sistema Fechado (Pneumático)

É um sistema simples composto por um diafragma que é colocado no interior do solo com uma ligação com a superfície e por meio de um leitor pneumático é introduzido o gás e pela resposta da pressão é possível ter a resposta da camada que o aparelho está localizado.

A sua utilização tem como vantagem o tempo de resposta, alta sensibilidade e dura mais, como desvantagem ele possui um alto custo, o circuito pode ser contaminado e as leituras não são instantâneas.

  • Piezômetro de Sistema Fechado (Elétrico):

É possível medir a pressão da água através da deformação de um diafragma interno, onde a deflexão é mensurada por um sensor de corda vibrante. As vantagens da sua aplicação é que ele oferece uma resposta mais rápida e é extremamente sensível, mas em contrapartida é um equipamento muito caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com