TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bruxa E O Caldeirão Resenha Critica

Trabalho Escolar: A Bruxa E O Caldeirão Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  2.286 Visualizações

Página 1 de 3

A Bruxa e o Caldeirão

Machado, J. L. A Bruxa e o Caldeirão. São Paulo: Vercial, 2003. 9 p.

O Livro “A Bruxa e o Caldeirão” traz relatos de uma bruxa que teve em seu caldeirão um furo que a deixou sem cozinhar nem fazer suas feitiçarias. Desconfiada do vendedor, ela o procura para reclamar sobre o produto, porém, o vendedor morrerá a algum tempo e quem a atende é o neto do comerciante.

O texto possui um único capitulo com 9 folhas em seu todo, sendo que todas as paginas são ilustradas.

Um dia a bruxa resolveu fazer em seu jantar uma sopa, mas sua panela estava com um furo minúsculo que de, gota em gota, apagava seu fogo a toda hora. Pesquisou em seus livros, em suas resenhas, mas nada podia resolver seu problema com a panela, apesar de ter seus frascos com feitiços prontos. Mas o que faria na hora da mistela?

O pior era que aquele furo atrapalhava até no jantar. Ficou dias a fio comendo pão com água para sobreviver. Quando lhe veio a idéia de procurar o comerciante que a vendeu a panela, desconfiando que ele a vendera produto de segunda linha.

Chegando lá ela se depara com uma grande surpresa, o então vendedor era o neto do comerciante que a vendeu o caldeirão, sendo que o mesmo havia morrido tempos depois.

O neto a recomendou um vaso muito bonito, daqueles de brilhar os olhos, e a bruxa o fez garantir que com esse artigo não aconteceria o mesmo que com o que ela trouxera. Passado o tempo a panela nova apresentou um furo que incomodou a bruxa novamente, que irritada com a situação jogou uma praga no vendedor que nesse exato momento deve estar comendo moscas numa lagoa.

O texto aqui apresentado é apenas uma sinopse do conteúdo original. Esse livro é pouco recomendado para crianças, pois apresenta uma linguagem de difícil entendimento para um jovem que começou a ler por esses tempos. Num todo o livro não tem muito o que acrescentar, a historia é fraca e sem muito sentido, suas imagens poderiam ser mais bem elaboradas.

Apesar de ser apresentado como livro considero-o como uma cartilha, pois o numero de folhas em que o texto se apresenta é muito menor quando comparado com outras obras, onde o autor procura se expressar em um mundo mais amplo e de forma que o seus leitores entendam o principio que o texto aborda.

Um texto fraco, de um vocabulário não acessível a principal classe que tenta tocar, no caso as crianças.

Apesar desses fatores apresentados, o texto em si traz em seu todo um vocabulário que nos faz ler mais atentamente. Esse livro certamente não seria recomendado a crianças, sejam elas de baixa ou alta renda, pois sua forma de apresentação não seria para entendimento de tais. Recomenda-se esse livro para pessoas que pretendem aumentar seu vocabulário ou para aqueles amantes de poemas.

José Leon Machado nasceu em Braga no dia 25 de Novembro de 1965. Estudou na Escola Secundária Sá de Miranda e licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga. Freqüentou o mestrado na Universidade do Minho, tendo-o concluído com uma dissertação sobre literatura comparada. Atualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Língua Portuguesa.

Ganhou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com