TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  8/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA

MACEIÓ – AL

2022

CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA

Apresentação das Características da Pesquisa Científica para a elaboração dos trabalhos da disciplina de Metodologia Científica do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas.

MACEIÓ – AL

2022

RESUMO

Pesquisa científica é a aplicação prática de uma série de passos, ou etapas, que são adotados na busca por responder a um determinado problema. Este trabalho tem como objetivo explicar de forma didática e informativa as principais características que definem uma pesquisa científica. Inicialmente, apresenta-se o conceito de investigação científica, assim como os métodos utilizados para sua elaboração e a sua classificação. Por fim, informa-se as principais características da pesquisa cientifica. Espera-se, como resultado principal, conseguir deixar claro de maneira elucidativa e instrutiva a temática abordada.

Palavras-chave: Pesquisa científica. Principais características. Investigação. Métodos. Classificação.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        05

2. PESQUISA CIENTÍFICA        05

3. CLASSIFICAÇÃO        06

3.1. Quanto à abordagem        06

3.1.1. Pesquisa qualitativa        06

3.1.2. Pesquisa quantitativa        06

3.2. Quanto à natureza        06

3.2.1. Pesquisa básica        06

3.2.2. Pesquisa aplicada        06

3.3. Quanto aos objetivos        06

3.3.1. Pesquisa exploratória        06

3.3.2. Pesquisa descritiva        06

3.3.3. Pesquisa explicativa        06

3.4. Quanto aos procedimentos        07

3.4.1. Pesquisa experimental        07

3.4.2. Pesquisa bibliográfica        07

3.4.3. Pesquisa documental        07

4. METODOLOGIA         07

4.1. Problemática da pesquisa        07

4.2. Revisão bibliográfica        07

4.3. Definição das ações        07

4.4. Tratamento das informações        07

4.5. Produção e confiabilidade das respostas        08

5. CARACTERÍSTICAS        08

6. CONCLUSÃO        13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O método científico consiste em um conjunto de regras usadas com o objetivo de se obter respostas para perguntas específicas sobre um determinado fenômeno. Já a pesquisa científica representa a forma de aplicação do método científico, ou seja, enquanto a pesquisa é responsável por informar o “como se faz”, o método dita “o que se faz”. Desse modo, a origem da pesquisa científica está entrelaçada a origem do método científico.

A história por trás da origem da metodologia científica está relacionada ao desenvolvimento da ciência. O método científico está presente desde os primeiros indícios de evolução científica em diagnósticos médicos no Antigo Egito, até os avanços culturais na Grécia Antiga.

Apesar de grandes nomes, como o de Francis Bacon, terem participação no seu surgimento e desenvolvimento, o método científico em si tem sua origem no pensamento de René Descartes quando ele propõe que alcançar a reposta para um problema só é possível através da formulação de dúvidas sistemáticas e através da decomposição desse problema levantado e, essas características desenvolvidas por Descartes, é o que definem a base da pesquisa científica.

  1. A PESQUISA CIENTÍFICA

O primeiro passo para compreensão do em que consiste a pesquisa cientifica é entender a definição de ciência. Desse modo, tem-se que a ciência pode ser entendida como os conhecimentos que são obtidos a partir de investigações e estudos que são utilizados para solucionar problemas abordados. Nesse sentido, para uma pesquisa ser de fato científica ela deve ser validada e demonstrada por meio de investigações e experimentações.

Portanto, a pesquisa cientifica consiste em uma série de passos, ou etapas, que são adotados na busca por respostas a um determinado problema. Contudo, não é apenas isso, deve-se lembrar que o desenvolvimento de uma pesquisa científica compreende uma série de procedimentos metódicos que tem por objetivo entender, interpretar e intervir na realidade. Por esse motivo, a pesquisa cientifica é composta principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. 

Assim, tem-se que a pesquisa cientifica produz conhecimentos por meio da aplicação do método científico, ou seja, ela fornece conhecimento científico ao levar em consideração o conjunto de procedimentos sistemáticos que possuem como base o raciocínio lógico.

  1. CLASSIFICAÇÃO

Por ser um conjunto de procedimentos sistemáticos, a pesquisa científica pode ser classificada quanto à abordagem, à natureza, aos objetivos e aos procedimentos. Dessa maneira:

  1.  Quanto à abordagem
  1. Pesquisa qualitativa:

Considera que existe uma relação entre o mundo e o sujeito além daquela traduzida em números. Essa modalidade de pesquisa é descritiva e o pesquisador tende a analisar seus dados de forma indutiva.

  1. Pesquisa quantitativa:

Considera que tudo é quantificável. Ou que quantificar os fenômenos possibilita uma melhor análise, de forma mais imparcial. Isso significa traduzir opiniões e números em informações utilizadas para a sua classificação e posterior análise.

  1.  Quanto à natureza
  1. Pesquisa básica:

Objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem existir a previsão da aplicação prática, ou seja, é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas.

  1. Pesquisa aplicada:

Objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos, ou seja, envolve a aplicação prática da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com