TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET

Casos: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 3

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

SEGUNDO PIAGET

A Organização e a Adaptação

Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: elas são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo. Adaptação é a essência do funcionamento intelectual e biológico.

Os Esquemas

Os esquemas são estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Pode ser padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais organizado e mais complexo. Os esquemas não são fixos, mas mudam continuamente, são estruturas intelectuais que organizam os eventos como elas são percebidas pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.

A Assimilação e Acomodação

A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévia. Piaget quando expõe as ideias da assimilação e da acomodação, no entanto, deixa claro que da mesma forma como não há assimilação sem acomodações, também não existem acomodações sem assimilação. Esta declaração de Piaget significa que o meio não provoca simplesmente o registro de impressões ou a formação de cópias, mas desencadeia ajustamentos ativos. WADSWORTH escreve que durante a assimilação, uma pessoa impõe sua estrutura disponível aos estímulos que estão sendo processados. Isto é, os estímulos são "forçados" a se ajustarem à estrutura da pessoa. Na acomodação o inverso é verdadeiro. A pessoa é "forçada" a mudar sua estrutura para acomodar os novos estímulos.

A Teoria da equilibração

A teoria da equilibração é um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, considerado como mecanismo auto regulador de interação da criança com o meio-ambiente. A teoria da equilibração é notada principalmente frente a dois postulados organizados por Piaget:

Primeiro Postulado: Todo esquema de assimilação tende a alinhar-se, isto é, a incorporar elementos que lhe são exteriores e incompatíveis com a sua natureza. Limita-se a consignar um motor à pesquisa, e não implica na construção de novidades.

Segundo Postulado: Todo esquema de assimilação é obrigado a se acomodar aos elementos que assimila, isto é, a se modificar em função de suas particularidades, mas, sem com isso, perder sua continuidade, nem seus poderes anteriores de assimilação. Afirma a necessidade de um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, permanecendo compatível com o ciclo, modificado ou não.

Nesta linha de pensamento em torno da teoria das equilibrações, Piaget, segundo LIMA (1994, p.147), identifica três formas básicas de equilibração, são elas: Função da interação fundamental de início entre o sujeito e os objetos; Interação entre os esquemas, pois, se as partes apresentam propriedades enquanto totalidades, elas apresentam propriedades enquanto partes; Assegura interações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com