TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2][pic 3]

Pós-Graduando: Adriana Fátima Meazza do Nascimento

C.P.F.:045.787.879-74 

Curso: Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado – Educação

Especial e Inclusiva         

A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

RESUMO

Devido as mudanças ocorridas com o passar do tempo em nossa sociedade, a aplicação dos recursos didáticos por parte dos profissionais da educação, vem sendo trazida de uma forma lenta, atrapalhando o uso de determinadas inovações ao meio de ensino, sendo esses uns dos desafios e obstáculos a serem solucionados. De fato, os materiais didáticos são ferramentas pedagógicas especializadas, os quais muitas vezes não são utilizados pelos profissionais, por medo das inovações, que os recursos trazem consigo, por estarem acostumados com o ensino tradicionalista e simples. Sabe-se que a falta do uso desses materiais causa danos ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. Porém, em meio a tantos desafios e dificuldades, se faz o uso de uma proposta de resolução, o Projeto Recursos Didáticos: Um Verdadeiro Suporte ao Processo de Ensino e Aprendizagem. No intuito de solucionar a falta da utilização de tais recursos, a superação da visão tradicionalista que ainda é traçada por muitos professores, o baixo raciocínio lógico, a falta de socialização, a baixa aprendizagem significativa entre outros. Se faz a tomada de estratégias e de atitudes através de palestras, reuniões, capacitação continuada dos profissionais, rodas de conversas entre outras iniciativas do projeto, as quais buscam a formação de um aluno crítico, ativo, criativo e autônomo, almejando um ensino de qualidade, facilitado pela utilização dessas ferramentas pedagógicas. Essas informações são trazidas de forma mais específica, através do framework Desing Sprint, uma análise dos pontos da aplicação da proposta do projeto.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

A sociedade contemporânea, vem passando por grandes mudanças, em todas as áreas, tanto a econômica, como na política, na área social e cultural. Nas escolas essas transformações também ocorrem, sendo trazidas pelos profissionais de uma forma mais lenta e tardia, atrapalhando desta forma, a aplicação das inovações, das ferramentas pedagógicas especializadas, e dos mais diversificados materiais, os quais trazem a criança uma experiência concreta e uma aprendizagem de qualidade, sendo desta forma um dos maiores obstáculos a serem enfrentados e resolvidos.

Muitos profissionais da educação não fazem o uso dos recursos didáticos, muitas vezes por medo das inovações, que os materiais trazem consigo, ou até por não sair de velhos padrões, antes estabelecidos pelo sistema educacional, e pela sua maneira simples e tradicionalista de fornecer o conhecimento.

Á frente de situações semelhantes, ao qual presenciei em minha carreira profissional, tenho acompanhado diversos ocorridos com colegas de profissão que negam a necessidade de utilização de tais recursos. Sendo desta forma, influenciada de maneira objetiva, através de experiências e de instrução pelo estudo realizado para a minha formação profissional, venho a me dedicar a projetar uma resolução para esse específico paradigma.

Visando como público alvo, os alunos, professores, das instituições, e todos os demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como finalidade, através do uso dos materiais didáticos, o despertar da motivação por parte do aluno, para pesquisar, buscar, dinamizar, construir conhecimentos novos, em estimular o próprio educando, através de uma aula mais dinâmica e inovadora, o envolvendo de maneira significativa e qualitativa, e acima de tudo instigar o uso de tais recursos pelos educadores.

Assim como educadora, sou conduzida através de intervenções, a fazer com que os professores e toda equipe pedagógica, trabalhem em conjunto, em busca de um objetivo comum, que é a qualidade e a eficácia do ensino e aprendizagem oferecidos para os alunos, através da utilização de recursos que proporcionam um ensino de grande eficácia, buscando o preenchimento das lacunas que o ensino tradicional, trazidos ainda por muitos educadores, deixa no percorrer deste processo.

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA IDENTIFICADO

A partir da identificação da necessidade da contribuição dos recursos didáticos alternativos pelos profissionais da educação na prática pedagógica, se propõem a realização do Projeto Recursos Didáticos: Um Verdadeiro Suporte ao Processo de Ensino e Aprendizagem. O propósito do mesmo é sensibilizar e conscientizar os profissionais envolvidos no ensino, sobre a importância de tais recursos. Segundo Ramos (2012, p.10):

O desinteresse dos alunos hoje é um desafio encontrado pelos professores para desenvolver suas práticas pedagógicas em sala de aula, cabe ao professor inovar e construir meios capazes de transformar a suas aulas em um ambiente favorável que provoque o interesse e a participação dos alunos (RAMOS, 2012, p.10).

Através do devido relato mencionado, não se pode deixar de levar em consideração a permanente evolução da sociedade contemporânea, exigindo desta forma da escola e de sua equipe o acompanhamento dessas transformações. Precisa-se ter consciência sobre a necessidade de as aulas serem de maior atração para os alunos, e para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso que os docentes insiram em suas atividades, diferentes recursos que possa auxiliar e transformar, de maneira dinâmica e qualitativa a aquisição do conhecimento, dando a oportunidade ao educando de participar de maneira ativa e efetiva desse processo. Segundo Fiscarelli (2008, p. 22):

Os materiais didáticos, antes simples objetos, passam a adquirir significados importantes na concretização e efetivação de novas propostas educacionais, direcionando e definindo nossas visões sobre o que é ser um bom professor, o que é dar uma boa aula, o que é ser uma boa escola e o que é melhor utilizado em sala de aula (FISCARELLI, 2008, p. 22).

A qualidade de ensino não deve estar somente atrelada aos materiais didáticos empregados pelo profissional, mas são ferramentas fundamentais que ajudam e auxiliam o professor a conduzir com sucesso a aprendizagem do aluno. De acordo com Bittencourt (2004, p.298):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (135 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com