TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Faculdade Mineira de Direito – Coração Eucarístico – Noturno

Antropologia

CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO – Roque de Barros Laraia

SEGUNDA PARTE – COMO OPERA A CULTURA

  1. A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM

        Para Ruth Benedict a cultura é o instrumento através do qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes veem o mundo de forma desencontrada. O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmos as posturas corporais são assim uma herança cultural.

         Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo. O fato de que o homem vê o mundo através da sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência é chamada de etnocentrismo. O etnocentrismo é um fenômeno universal, é a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade. Comportamentos etnocêntricos resultam em apreciações negativas dos padrões naturais de povos diferentes.

  1. A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLOGICO

        A reação oposta ao etnocentrismo é a apatia. No lugar de valorizar a própria sociedade, em uma dada situação de crise membros de uma cultura abandonam as crenças nesses valores e consequentemente perdem a motivação que os mantêm unidos e vivos. Os africanos trazidos para o Brasil são um exemplo dessa apatia por outra cultura e do comportamento anômico, pois muitos africanos depois de adotarem uma nova cultura perdiam a motivação de continuarem vivos.

        Outra forma em que a cultura atua sobre o biológico são as doenças psicossomáticas, algumas pessoas acreditam que tem uma doença sem ao menos saber a localização do órgão. A cultura também é capaz de provocar a cura de doenças reais ou imaginárias, através da fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais.

  1. OS INDIVIDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURA

                A participação do individuo em sua cultura é sempre limitada, pois nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. A idade é um dos fatores que interferem na participação de um individuo na cultura, já que uma pessoa muito nova ou muito idosa não está apta a realizar atividades uma da outra por causa ou da limitação física ou da falta de maturidade.

        Marion Levy Jr, afirma que não existe sistema de socialização idealmente perfeito, que não é possível que em uma sociedade todos os indivíduos sejam igualmente socializados, sempre haverá um que sabe mais sobre algum determinado aspecto da sua cultura do o outro.  Mas é importante que todos tenham um mínimo de participação na cultura a fim de permitir a sua convivência com os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com