TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comédia No Cinema Brasileiro: O Gênero Na Cultura Globalizada

Por:   •  13/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 4

COMÉDIA NO CINEMA BRASILEIRO: O GÊNERO NA CULTURA GLOBALIZADA

Segundo Sérgio Augusto, o termo “chanchada”, adotado pejorativamente pela imprensa que desprezava as produções da Atlântida, designa um tipo de comédia que surgiu também na Itália, Argentina, México, Cuba e Portugal: “Em sua infância etimológica, significou ‘porcaria, depois peça teatral sem valor, destinada apenas a produzir gargalhadas’, pondo assim em relevo sua proximidade com ‘chancho’, sinônimo de porco e sujo nos países ibero-americanos” (AUGUSTO, 1993: 17). Misturando referências radiofônicas, do teatro de revista, do circo e de musicais de Hollywood, as chanchadas reinariam junto ao público entre os anos 1940 e 1950. Os filmes eram lançados nos cinemas de Luís Severiano Ribeiro, maior exibidor do país na década de 1940 e que, atraído pelo êxito econômico dos filmes da Atlântida, veio a tornar-se acionista majoritário do estúdio.

Os filmes traziam personagens familiares geralmente em tramas descomplicadas de troca de identidades, com pausas para números musicais que apresentavam canções populares. Humor pastelão, perseguições esdrúxulas e romances ingênuos são elementos comuns a comédias como Carnaval no Fogo (1949), Aviso aos Navegantes (1950) e Nem Sansão Nem Dalila (1954), que mesmo inspirados em fórmulas do cinema norte-americano, constituíram uma filmografia marcada pela brasilidade, evidenciando problemas da nossa sociedade, como transporte público, falta de água, o populismo na política etc.

Segundo Saliba, cada cultura produz sua forma de narrativa e também suas representações humorísticas próprias: “Cada uma forja suas peculiares línguas e falas cômicas, que se expressam (...) naqueles estereótipos concisos, sintéticos e rapidamente inteligíveis, mas também cheios de subentendidos, de omissões, de silêncios e de ‘não-ditos’” (SALIBA, 2008: 31). Ao definir a comédia, o humorista brasileiro Mendes Fradique declarou, em 1935, que “o humorismo tem objeto no contraste direto entre o que é e o que deverá ser” (apud SALIBA, 2008: 32). Ainda segundo o humorista, não existe tal contraste no Brasil, um país em que a realidade é ainda mais estapafúrdia do que a anedota. Para exemplificar a questão, Fradique relata:

“ Se nós segredarmos ao ouvido alemão de Von Papen que na América do Sul há um país em que se construiu uma grande avenida e que, durante esta construção, o único prédio que ruiu por erro de técnica foi o do Clube de Engenharia, é claro que o fidalgo alemão sorrirá à ficção da anedota; mas aqui o caso não para rir, nem é ficção, mas é verdade, foi o que de fato aconteceu, e contra o que a anedota não pode dar contraste e, portanto, não engendra o sorriso do sense of humour (Idem: 32)”

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4216/1/2012_AnnaBeatrizLisboadeVasconcelos.pdf

Claquete: cena da família contemporânea apresentada nos filmes “Minha mãe é uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”

“Minha mãe é uma peça 1”, Dona Hermínia é dona de casa e mora com seus filhos

Marcelina e Juliano. Dona Hermínia mostra - se extremamente preocupada com a educação de seus filhos, a ponto de exagerar nas ações, nos xingamentos e exigências com eles. De acordo com Badinter (1985), não existe uma conduta materna universal e necessária, além disso, o instinto materno é um mito. Essas características têm sido hegemonicamente atribuídas às mães, mas que de acordo com Badinter existe um mito do instinto materno,

como se todas as mães tivessem que ser assim, não existindo a possibilidade de ser de outra maneira.

“Minha mãe é uma peça 2” a partir das mudanças que acontecem com os personagens da história, ocasionando uma nova forma de arranjo da família de D. Hermínia. Agora, a protagonista, D. Hermínia trabalha como apresentadora de um programa de televisão direcionado às mães e faz uso da frase “mãe é um assunto que rende” durante o programa. Este filme apresenta a Dona Hermínia diferente em sua aparência, pois aparece com maquiagem, cabelos soltos e escovados e o corpo mais magro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com