TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cozinha das Américas

Por:   •  30/8/2018  •  Resenha  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

O que identifica a culinária americana(américa do sul, central e norte) é a grande diversidade de origens. A mistura de ingredientes e modo de cozer indígenas, somados àqueles do fluxo constate de exploradores, conquistadores e imigrantes, fez com que se desenvolvesse uma culinária que mostra as marcas de muitas culturas. É necessário entender os povos de determinada região para posteriormente conseguir entender sua culinária.

EUA. Influencias, britânicos, holandeses, escandinavos, alemãs, franceses, irlandeses, portugueses,

Nova Inglaterra, Estados do Médio Atlântico  

Barris de Sal como uma técnica utilizada pelos colonizadores para preservação das carnes nos momentos de inverno. Criando assim a carne de porco salgada, o bacalhau salgado e o corned beff. Além do sal a fumaça e o gelo/neve eram utilizados como método de conservação. As frutas também eram conservadas para o inverno, a torta de maça, canela e noz moscada era uma sobremesa padrão. Alguns colonizadores vieram atraídos, principalmente pelas vastas e ricas áreas de cultivo em algumas regiões. Influencia agricula afeta diretamente a culinária, criando um leque de possibilidades que vai do sofisticado internacional às especialidades menos conhecidas na culinária.

Estados do Sudeste

Recebendo as principais influências dos escoceses, irlandeses, ingleses, espanhóis, indígenas, americanos e africanos. Para muitos imigrantes, os alimentos de seus países nativos desempenharam papel importante, pois era uma forma tangível de reter a identidade cultural em terra estrangeira. O porco e o milho constituíam a base e ainda desempenham papel importante na maior parte da culinária atual. O churrasco se originou dos indígenas, que ensinaram aos colonizadores como cozinhar sobre uma chama viva. Os ingredientes em destaque são as batatas doces e os amendoins, encontrados em pratos favoritos como tortas de batatas doces e sopas de amendoins. O sul também produz uma das bebidas mais conhecidas o bourdon, que é uma mistura de uísque, destilado de milho, mate e cevada.

Costa do Golfo

As partes dos estados que margeiam a costa do golfo ( Florida, Missisipi e Alabama) são na maior parte, pântanos úmidos e brejos. Todos esses estados compartilham terrenos semelhantes. A cultura é uma mistura intrigante das culturas nativa, espanhola, francesa e africana. Os índios choctaw desempenharam papel essencial em sua história culinária, contribuindo com itens como o forno beehive vindo antes do fogão a lenha. Hoje a soja, o milho,o arroz e o trigo são alguns dos produtos que representam o ganha pão dos fazendeiros desses estados.

A Louisiana é uma mistura de culturas, espanhola, africana, alemã, indígena, inglesa, francesa, italiana e indígena. Colonizadores franceses do Canadá trouxeram sua língua e suas técnicas de cozinha, que se misturaram com ingredientes nativos para se formar um novo estilo de cozinha, dando o nome do que conhecemos hoje Cozinha Cajun. Há inúmeros componentes nessa cozinha que a torna única: panelas de ferro, caldos, roux, ervas e a trindade (cebolas, pimentões verdes e salsão) e licores. A influência francesa pode ser observada no uso frequente de molhos cremosos e do tipo roux. A culinária creole é complexa e a influência espanhola é demonstrada no uso de pimentões, peixes e frutos do mar, e especiarias. O quiabo foi uma influência afro-americana; dos índios e dos nativos há o filé (folhas de canela de sassafrás; dos alemães vieram salsichas e produtos suínos; e dos italianos, o gumbo ganhou tomates e ervas aromáticas. As diferentes variedades desse prato, como a cajun, o creoles, a cowboy, a de peixe e a de caça, incorporam todos ou algum desses elementos.

Meio Oeste e Sudeste

O perfil culinário dessa região incluía predileção por peixe defumado, carne e batatas, jerked beef, alimentos fervidos, carnes defumadas e alimentos energéticos em geral. Atualmente, os estados do meio oeste compreendem enormes ranchos pecuários, fazendas de cereais e uma parte de áreas metropolitanas grandes e progressistas.

Os estados do sudeste são famosos por uma mistura de culinárias desenvolvidas pelos índios americanos, pelos mexicanos, que habitaram a região por centenas de anos e pelos pioneiros, que se aventuravam no oeste a procura de terras menos populosas.  Os temperos são tipicamente picantes, mas podem ser complexos e conter cominho, coentro, salsa, canela, cebolas e alho, assim como orégano e pimentas. O milho também é um elemento onipresente na culinária do sudoeste. A popular salsa- um molho de tomate picante- se originou nesta região. As comidas nativas incluem cobra, antílope, aves, coelho, truta, cactos, pinole, abobora, milho, e pimenta vermelha. A cozinha texana é muito variada, recebendo um pouco da influência de cada região citadas anteriormente.

Califórnia, Oregon e Washington

Os índios americanos da costa ensinaram os primeiros colonizadores a usar muitos ingredientes nativos e técnicas para secar e preparar salmão. O cultivo de frutas silvestres como ameixas, peras, cerejas, mirtilos e avelãs que era realizados pelos primeiros colonizadores. A culinária da Califórnia reflete o desejo de usar ingredientes frescos locais em inúmeras receitas étnicas. O perfil de sabor para essa região inclui frutas e vegetais frescos, molhos leves, peixes e frutos do mar.

México

As montanhas tinham mais terra arável e seus habitantes plantavam milho, abóbora e pimenta. Esses ingredientes ainda são encontrados nos pratos regionais até hoje. O estilo de vida dos habitantes da região teve grande impacto no desenvolvimento da culinária. Os grandes pastores de carneiros e vaqueiros cozinhavam a céu aberto, sobre buracos ondem acendiam o fogo; fajitas e enchilhadas são os melhores exemplos da cozinha que nasceu dessa cultura. Molhos frescos de tomate picante e guacamole acompanhavam a refeição que utilizava alho, coentro, tomatillos, limão e pimentas nativas da região.

Nas áreas costeiras, o peixe representa grande parte da dieta, e no interior, os peixes fluviais são abundantes. O perfil de sabor da região inclui pratos apimentados, defumados, fortes mas magros, alho, trigo e milho. A comida dessa área se desenvolveu com o tempo e seus habitantes, atualmente, utilizam os ingredientes que consideramos mexicanos. Há uma enorme variedades de pimentas frescas e secas. São usados numerosos tipos de carne (frango, boi, porco e cabra), assim como peixes. Os produtos agrícolas frescos, como limão, mangas, tomates, milho, figos da índia e tomatillos também foram incorporados à culinária. Ervas aromáticas como erva de santa maria, hoja santa, folhas de abacateiro, coentro e orégano mexicano são usadas em muitos pratos. Queijos como o queso fresco, são usados como tempero e para decorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com