TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura viking como influência no filme como treinar seu dragão

Por:   •  16/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo Geral: A cultura Viking influenciou o filme como treinar seu dragão.


Objetivos específicos:


*Como se deu essa influência,

O agir sem ampla reflexão, presente no filme é mediado pela cultura viking que demonstra um desprezo a toda fragilidade, numa frequente exaltação da brutalidade e da estrutura física forte, que é enfraquecida pelo protagonista do filme, que mesmo sendo filho do líder dos vikings, não suscita essas características, constituindo num garoto mais intelectual, curioso, criativo e como se não bastasse ainda é desajeitado, sensível e frágil fisicamente. Conforme indica Crochík: (2006, p.27) “Numa cultura que privilegia a força, o preconceito prepara a ação da exclusão do mais frágil por aqueles que não podem viver a sua própria fragilidade”, e é nesse patamar cultural em que a aldeia de Soluço se estabelece.


*Qual o Objetivo dessa influência

Diante desse quadro, a discriminação sofrida por Soluço o remete a ideia de contradizer o estado de não viking e para isso decide se equivaler nas mesmas ferramentas que os vikings de fato. Por esse motivo, pode-se pontuar o momento clímax do filme como a cena em que Soluço tem a chance de matar o dragão, porém ao olhar em seus olhos desiste do ato. Esse momento pode ser descrito por Crochík (2006) em que: [...] o preconceito diz mais da pessoa que o exerce do que daquela sobre a qual é exercido. Quanto maior a debilidade de experimentar e de refletir, maior a necessidade de nos defendermos daqueles que nos causam estranheza. E isso ocorre - nunca é demasiado repetir – porque o estranho é demasiado familiar. Como Freud (1975) pôde mostrar o medo frente ao desconhecido, ao diferente, é menos produto daquilo que não conhecemos, do que daquilo que não queremos e não podemos reconhecer em nós mesmos por meio dos outros. (Crochík, 2006, p.17) E por esse motivo, pode-se justificar o ato complacente de Soluço desistindo de atacar o dragão que seria um modo prático e mais fácil de adquirir o seu reconhecimento por sua aldeia, uma vez que se reconhece ao ver a situação na qual se encontra o dragão Fúria da noite.



referencias:

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE – 2 a 6 de setembro de 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com