TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: A Missão – Cultura e Etnocentrismo

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL – FSSO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANTROPOLOGIA

Flaviana Rafaela da Cunha

Filme: A Missão – Cultura e Etnocentrismo

O filme “A Missão” é uma obra inglesa de 1986, baseada em fatos reais, e trata da época da expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre a Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus.

O filme mostra a história do irmão Gabriel, que é um padre jesuíta, designado à Missão São Carlos logo depois de morte de um padre. No meio dos índios ele é aceito por aquele povo por causa da música que tira do seu oboé, e é levado ate onde eles residem. Lá ele reinicia o trabalho de evangelização dos índios.

O filme mostra também um homem que é vendedor de escravos, e que tem sua vida completamente modificada depois que cometeu um crime, matou seu irmão por conta de uma mulher, e exila-se em um mosteiro devido o sentimento de arrependimento e como uma forma de se punir. Ele aceita ir para a Missão de São Carlos com irmão Gabriel, responsável pela evangelização dos indios. A medida que o tempo vai passando o convívio com os índios vai transformando Mendonza, a ponto dele se tornar um jesuíta.

Os jesuítas são convocados a defender sua permanência numa corte que seria analisada por Altamiro, funcionário da Coroa Portuguesa. O território ocupado pelas missões esta correndo o risco de passar a pertencer aos espanhóis: que podem escravizar os índios , ao contrario dos portugueses.

Antes de seu parecer final, Altamiro decide visitar as missões para conhecer o trabalho dos jesuítas. Ele visita várias missões e em meio a uma decisão, irmão Gabriel o convida a conhecer à Missão de São Carlos.

Entretanto, o destino das missões já estava traçado antes da corte ser iniciada: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados por um exercito. Todas as tentativas de fazer com que os índios se retirem das missões são fracassadas, e na missão São Carlos, Mendonza abdica de seu voto de obediência jesuítica para liderar uma resistência. Irmão Gabriel se opõe e decide ficar na missão sem lutar.

No final, todos são dizimados: tanto o valente Mendonza- que recebe o primeiro tiro tentando salvar a vida de algumas crianças- quanto o pacato irmão Gabriel- que é morto com o corpo de Cristo em suas mãos. E assim se faz a vontade dos homens, que se julgam serem os porta-vozes da vontade de Deus.

Muitos falam da missão jesuítica apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a Coroa português a expulsar os jesuítas não foi a preocupação com os índios, é obvio, e sim questões políticas. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só poderiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças, para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.

O que podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com