TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Cultura Religiosa

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

                                        

Filme – Lutero

Martinho Lutero se tornou padre após ser atingido por um raio em sua cabeça. Nas madrugas questionava com o diabo sobre o motivo de ele tenta-lo. Seu superior o mandou a Roma, lá viu o comercio, a prostituição entre o clero, e a exploração financeira de quem não tinha nem o que comer. A partir desse dia Lutero, começou a pregar que Deus salvaria pela fé, e não pelas indulgências ou peregrinações a matérias consideradas sagradas. O príncipe local, o qual tinha muitos desses objetos interessou-se pelo o que Lutero tinha que dizer, mas isso causou grande reboliço quando o povo não comprou mais as indulgencias delegada pela igreja. Lutero e seu superior foram chamados para "esclarecer" o que ele pensava, o que na realidade a igreja queria que Lutero negasse essa ideia revolucionaria de enriquecimento da igreja. Quando negado, começou a escrever livros sobre os atos mais repudiados que a igreja fazia a população, nisso ele foi acusado de heresia. Onde sofreu julgamento, negando em nenhum momento seus livros, após ser julgado foi sequestrado pelo príncipe que sua região (antiga) onde ficou em exilo. Mas outro padre que o acompanha continuou a pregação que ele alegava ser igual à de Lutero, mas este padre pregava também a violência, matando outros clericos e incendiando as igrejas. Lutero em seu exilo, conseguiu traduzir toda bíblia do Latim para alemão, para que assim a população pudesse ler também, não somente o clero, como era antes de Lutero. A igreja matou muitos rebeldes na mesma época, ao mesmo tempo em que a legião que dizia agir em nome de Lutero matava também, então Lutero voltou, e deu um fim nas mortes sem sentido do clero que agia em seu nome. Mas a caçada da igreja continua, Lutero se aloja nas montanhas aonde começa uma nova ordem religiosa, Lutero se casa com uma freira. E após alguns anos o clero do reino desiste da caçada contra Lutero na Alemanha.

Cena que não gostei:

  • Uma cena em que eu não concordo, seria a que os membros da igreja católica aparecem em uma praça onde estão muitas pessoas reunidas e Tetzel (um dos membros que participavam do processo de aquisição) coloca a mão no fogo até queima-la encenando o quão doloroso seria morrer queimado no inferno, depois os sacerdotes exibem duas pinturas de pessoas em chamas no purgatório, isso leva uma grande euforia nas pessoas que se assustam. Toda encenação foi feita com o intuito de as pessoas acreditarem que o inferno é horrível e que é necessária a salvação a todo custo. Daí, Tetzel apresenta em contrapartida: as “Indulgências”, que são documentos comprados pelas pessoas com a garantia de que seriam salvas. Contudo, camponeses simples e pobres tinham que vender tudo em prol da certeza da salvação.  Isso é um absurdo, pois Deus sondas os corações, somente ele sabe nossos pensamentos, pecados e ele é o único que tem o poder de julgar e salvar.

Cena que mais gostei:

  • No decorrer do filme Lutero sentiu-se inconformado com o que a Igreja fazia daí ele criou 95 teses que condenava a venda das indulgências, portanto, Lutero pregou em uma igreja essas teses com o intuito de mostra para os fieis que estavam sendo todos enganando quanto o ensinamento da Bíblia. Eu achei interessante o fato de todo tempo Lutero ser destemido e confiar em Deus, não mentindo nem negando que ele foi o autor dos livros que repudiava as práticas da igreja católica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com