TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFICIÊNCIA AUDITIVA E BAIXA VISÃO

Por:   •  17/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO HUMANO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA E BAIXA VISÃO

1. Escolha duas patologias/distúrbios e reflita com o olhar da criança/adolescente, qu ais as possíveis dificuldades enfrentadas na escola.

R. As duas patologias/distúrbios escolhidas foram deficiência auditiva e baixa visão. Assim, sabemos que tanto audição quanto a visão são sentidos essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança/adolescente, pois é através destes sentidos que o indivíduo mantêm os primeiros contato com o meio em que vivem. Desta forma, quando a criança/adolescente, deficiente auditivo, chega a escola encontra como maior dificuldade a socialização e a sua adaptação ao novo ambiente, motivado pela vergonha, pela dificuldade de comunicação e interação com o professor e a turma, pela falta de aceitação de sua patologia e muitas vezes por sentir rejeição do grupo, levando-o a se sentir com autoestima baixa por ficar impotente diante desta nova realidade do ambiente escolar. Já a criança/adolescente com baixa visão, além de passar pelas mesmas dificuldades de interação e adaptação ao meio, ainda encontra dificuldades de se locomover no ambiente escolar, haja vista, que a maioria das escolas não são adaptadas para receber os estudantes com este perfil. Ademais, o aluno se sente deslocado do seu meio principalmente pela fala de orientações relativa a sua mobilidade neste ambiente, sente-se desconfortável com o barulho da turma, com a falta de interação e participação em atividades esportivas e recreativas, enfim, sofre algumas vezes pelo afastamento o preconceito de alguns colegas de turma ou mesmo pela ausência de atividades que proporcione a este educando o desenvolvimento de sua autonomia, autoconfiança e melhoria na aprendizagem.

2. Pense com o olhar do responsável da criança/adolescente, sobre quais as possíveis dificuldades que poderá encontrar. (Baixa visão e deficiência auditiva)

R. Enquanto responsável da criança/adolescente com baixa visão, da escola pública, penso nos desafios que serão encontrados tanto nos aspectos relativos ao preconceito, como nos físicos. Se escola vai estar adequada, com acessibilidade, possibilitando a locomoção com segurança e há, na escola, sala do atendimento especializado. O professor da sala regular terá conhecimento suficiente para adaptar os conteúdos, a criança vai ser integrada nas atividades, interagindo com os colegas, eles o ajudarão? Essas possíveis dificuldades apresentadas, poderá atrapalhar o desempenho, o potencial dessa criança/adolescente com baixa visão na sua vida escolar. Já Em relação a criança/adolescente com deficiência auditiva, seja ela moderada, severa ou profunda, ao ser matriculada no ensino regular, terá professores capacitados para atendê-los de acordo com sua necessidade? Essa criança vai conseguir comunicar- se com os professores e vice verso? Será se conseguirá interagir com os colegas da sala? os conteúdos estão sendo adequados? Não está havendo perda nos conteúdos, causando assim prejuízos na aprendizagem desse aluno? Essa criança vai interagir nos intervalos, nas atividades recreativas? a escola terá interpretes? O AEE tem professores com formação em libras, e recursos necessários para atende-lo de acordo com sua necessidade? A escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com