TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  23/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 6

1. DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A depressão  é um transtorno mental que provoca sentimentos de tristeza e perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais em casa e no trabalho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, a depressão está entre as 4 principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo, calcula-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 17 milhões só no Brasil, sendo o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Segundo De Souza (2019), a depressão ainda estar em processo de reconhecimento jurídico, porém é uma doença bem visível, em razão de seu grande número de casos, no entanto é uma doença que vem afetando inúmeras pessoas e causando até mesmo afastamento do ambiente de trabalho. 

Garcia (2007), diz que a depressão ainda se esbarra com diversas dificuldades para ser reconhecida como uma doença do trabalho. Por isso, quem sofre com depressão se sente inseguro para pedir ajuda e isso só faz com que a doença se agrave cada vez mais. 

1.1 Causas da depressão no trabalho:

Fatores como rotinas exaustivas, pressões por resultados excelentes e cobrança excessiva de metas geram estresse, afetam a qualidade de vida do trabalhador levando à doença.

Por mais que não se possa afirmar que o trabalho é a causa exclusiva da depressão, já que vários motivos também desencadeiam a doença como: fatores genéticos, biológicos e psicossociais. Mesmo assim o trabalho contribui de forma decisiva para o início ou agravamento do quadro.

De acordo com Rudiger (2014), em diversos ambientes de trabalho, as relações de trabalho deixaram de ser hierarquizadas, se iniciou novas técnicas de gestão do trabalho, mas nem por isso os empregados tornaram-se mais contentes, felizes ou animados.

        Os gestores precisam saber agir para promover a saúde no trabalho, eliminando os fatores que contribuam para um ambiente negativo ou apático. Precisam estar atentos aos sinais da depressão, para poder ajudar os empregados a contornar esse enorme mal.

Além disso, também é preciso estar atento ao clima organizacional da empresa. Em linhas os ambientes de trabalho são divididos em três realidades diferentes:

  • Ambientes negativos: podem surgir por influências internas ou externas, que vão desde crises econômicas até má gestão. Nesse ambiente se encontra funcionários insatisfeitos e inseguros com relação ao futuro. Em um cenário como esse, os trabalhadores não assumem responsabilidades além das que já possuem e, ainda assim, temem pelos resultados. O sentimento é de que nada vai dar certo, mesmo com o esforço de todos os funcionários;
  • Ambientes neutros: ninguém se importa em saber para onde as coisas estão caminhando. A ordem é fazer apenas o que você tem para fazer e não se envolver demais seja com o trabalho ou com as pessoas. Críticas e elogios são raros de se encontrar;
  •  Ambientes positivos: os trabalhadores têm prazer em se relacionar sem julgamentos, com gentileza e deixando cada um fazer o seu melhor. Não é o indivíduo que importa, mas sim a equipe. Inspiração, produtividade e criatividade são apenas alguns frutos de um cenário como este.

 

1.2 Sintomas da depressão no trabalho:

        Os sintomas da depressão no trabalho podem variar conforme a gravidade e quantidade e, mesmo que associados ao trabalho, costumam se manifestar no âmbito familiar e social também, piorando conforme maior o estresse associado à sua ocupação. Dentre os sintomas se destacam:

  • Cansaço excessivo e/ou mudanças no padrão do sono;
  • Tristeza e/ou irritabilidade persistente, inquietação e isolamento socia;
  • Falta de motivação e/ou auto-estima;
  • Agressividade e acessos de raiva;
  • Dificuldade de concentração e quedas abruptas na produtividade;
  • Crises de choro e humor deprimido;
  • Dificuldade nas relações com os colegas de trabalho;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade com a memória e atenção;
  • Alterações na libido e no apetite;
  • Inabilidade para tomar decisões.

 

1.3 Como lidar com a depressão no trabalho

        No passado, as doenças mentais eram ignoradas pelas empresas, que não reconheciam a gravidade e a enxergavam apenas como uma tristeza passageira ou como falta de interesse.

Os trabalhadores sofriam em silêncio e acabavam demitidos por algo que não podiam controlar. Em muitas empresas, o assunto segue como um tabu e muitos funcionários ainda precisam se esconder para evitar a incompreensão dos chefes.

Atualmente, as empresas passaram a entender melhor a doença e a lidar melhor com os empregados que convivem com ela. Investir em programas de qualidade de vida, incentivar a realização de atividades físicas e criar ferramentas para denunciar os abusos são algumas das ferramentas que podem ser usadas para criar um bom clima organizacional.

Ambientes de trabalho saudáveis evitam afastamentos, minimiza os custos com saúde e com a alta rotatividade, aumenta a produtividade em longo prazo, bem como a qualidade dos produtos e serviços.

Mas nada disso afasta a necessidade de acompanhamento profissional. Algumas empresas disponibilizam profissionais especializados a seus funcionários. Quando isso não acontece, é preciso entender o lado de quem sofre com depressão e encará-la realmente como uma doença que merece cuidados.

1.4 Diagnostico da depressão

A grande maioria das pessoas que apresentam sintomas de depressão não costuma procurar ajuda médica logo de inicio, isso porque os sinais podem não ser tão claros, até mesmo para o próprio paciente que sofre com esse tipo de distúrbio.

Além disso, efeitos colaterais de medicamentos e outras doenças podem provocar sintomas parecidos com os da depressão, o que também complica o diagnóstico. O individuo que apresenta esses sinais deve fazer exames clínicos para verificar se sofre de alguma doença. Se estiver tomando algum medicamento, deve consultar um médico para avaliar quais efeitos essa substância está provocando em seu organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com