TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDATICA DO ENSINO

Por:   •  28/4/2021  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

    UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Resenha Crítica: “Educação popular e ensino superior em Paulo Freire.”

JULIANA MARTINS DA CONCEIÇÃO

                                           Trabalho da disciplina: Didática Ensino Superior

                                               Tutor: Prof. Fábio Macedo

A Educação brasileira sempre foi um assunto preocupante, e muito debatido. Sabe-se que o ensino de qualidade sempre foi direcionado às elites brasileiras, e a camada da sociedade mais pobre tinha pouco acesso a esse ensino ou quase nenhum.

Neste artigo o autor analisa a educação superior no Brasil, a partir da visão de Paulo Freire, visto que ele foi dos grandes percussores dos estudos sobre educação x sociedade.

No século XX as desigualdades socioeconômicas dividiram educação em “ensino popular” e “ensino das elites”. Condição de vida, perspectiva cultural, eram uns dos motivos que definiam as duas formas de educação, uma que favorecia as minorias privilegiadas, e outra dedicada à população pobre.

O acesso ao ensino médio era limitado aos que realmente de alguma forma eram privilegiados, e as escolas profissionalizantes não trabalhavam com o ensino popular, ou seja, quem não tinha uma boa condição de vida, não conseguia trilhar a formação de uma possível profissão.

        O autor disserta sobre como ao longo do tempo esses modelos de ensino sofreram mudanças, o governo passou a se preocupar com a inclusão de adultos que de alguma forma em menor idade não estudaram, e aumentaram as oportunidades de matrículas pós ensino primário. O INEP foi um dos grandes órgãos a favor da política de abrangência de educação para todos, independente da classe, condição financeira, etc.

        O artigo expõe que para além da alfabetização de jovens e adultos, era importante que este processo fosse capaz de criar consciência social, e cita a questão do voto eleitoral.

Analfabetos não tinham direito ao voto, quando passavam pelo processo de alfabetização de imediato já podiam votar, mas a questão era conscientizar essas pessoas, através do processo educativo, de que elas eram agentes ativos que poderiam decidir seus futuros, e de todo um país.

O autor segue falando, que a expansão do ensino no país, e o crescente número de pessoas com diploma de ensino médio, acabou aumentando a pressão pela abertura do ensino superior.

O que acabou gerando a necessidade da abertura de novas vagas nas escolas de ensino superior já existentes, normalmente instituições privadas, criou-se novas escolas, e novas instituições de ensino superior, federais, estaduais e até mesmo municipais.

Conclui-se que a chegada até o ensino superior, acontece em cadeia, e que a expansão de oportunidades é muito importante. Os estudos de Paulo Freie são importantes nesse sentindo, pois demonstram que o investimento na educação desde o ensino primário, para além da alfabetização, forma cidadãos conscientes de seu lugar na sociedade, e da sua importância na construção do país. A chegada ao ensino superior, significa a oportunidade de melhorias de vida, da profissionalização e criação de pessoas mais capacitadas no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com