TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desvantagens do Monopólio

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 4

O que é monopólio:

 É uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades de um determinado produto ou serviço. A palavra é de origem grega, sendo que mono significa “ um”  e polein significa “vender”.

O termo monopólio também é usado quando, mesmo havendo concorrentes, uma determinada empresa ou grupo empresarial domina quase por completo as vendas de um determinado produto, deixando uma pequena fatia do mercado.

Desvantagens do monopólio.

A economia de mercado, o monopólio é desvantajoso para os consumidores, pois prejudica a livre concorrência.

Pode ocorrer também a queda de qualidade do produto ou serviço da empresa que possui o monopólio, pois sem concorrência, não há interesse em fazer visando  aumento de qualidade.

Praticas do monopólio

Cartel: quando uma empresa do mesmo setor se unem para adotar praticas de comum acordo, visando estabelecer preços, dividir mercado e controlar matérias-primas.

Truste: ocorre a partir da união ou fusão de empresas. Tem com objetivo a  doação de praticas econômicas que visam aumentar os lucros através, principalmente, do aumento de preços de seus produtos e serviços.

Holding: num grupo de empresa, uma delas domina o grupo através de controle acionário. A empresa controla geralmente não produz, mas a penas faz a gestão financeira e centraliza a administração. Assim a holding controla o capital subsidiarias, favorecendo a concentração do capital.

O que é oligopólio:

Existem dois tipos de oligopólio. Porém, o mais usual é uma estrutura de mercado formada por pequeno numero de grandes empresas que dominam o mercado. Alguns exemplos:

- Telefonia celular:

- Industria automobilística:

- TV aberta e TV a cabo:

- Siderúrgicas.

O segundo conceito de oligopólio, é menos utilizado na literatura, e uma est rutura de mercado formada por uma grande numero de empresa participantes mas que poucas e grandes dominam o mercado. Alguns exemplos:

-  Setor bancário:

- Industrias de chocolates e laticínios:

-  Planos de saúde.

As principais características de oligopólio:

  1. Produtos homogêneos ou diferenciados:

É a única estrutura de mercado que comporta tanto produtos homogêneos (industria de cimento) quanto produtos diferenciados (industria automobilística).

  1. Existência de barreiras à entrada de novas firmas:

Novas empresa enfrenta barreiras para entrar em um mercado oligopolista, tais como: alto nível de investimento, domínio de tecnologia, patentes, controle de matéria prima básicas, concessões governamentais, tamanho do mercado, economia de mercado, etc.

  1. Interdependências estratégicas:  

Dada a grandeza das empresas envolvidas em um oligopólio, o resultado de cada uma delas, depende não apenas das suas próprias ações mas também pelas ações realizadas pelos seus concorrentes.

  1. Publicidade:

É notória o investimento que normalmente é feito por cada empresa pertencente  a um setor oligopolista, ou seja, a aposta por esse caminho e muito mais que a redução de preços.

  1. Tendência a formação de cartel:

É possível que algumas empresas decidam formar cartéis para ter ganhos adicionais sobre os concorrentes.

No oligopólio, a diferenciação é o principal forma de competição entre as empresas, porém alguns oligopólios produzem bens homogêneos. Dificilmente a competição via preço é uma alternativa escolhida pelos membros de um oligopólio.

Como existem interdependências entre as ações dessas empresas, os preços tendem a serem estáveis. Porém, se os preços estão diferentes entre si, é devido a estrutura de custo e da diferenciação dos produtos. Isso gera a chamada curva de demanda “quebrada”, apresentada por cada empresa pertencente ao oligopólio.

Modelos clássico de oligopólio.  

  1. Cournot: cada empresa que decide o que vai produzir para atingir a maximização de lucro baseado na hipótese que sua concorrente não ira variar sua produção. Ambas possuem custos iguais e produtos homogêneos.  
  2. Bertrand: cada empresa decide quanto vai cobrar pelo seu produto baseado na hipótese que sua concorrente não mudar seu preço. Essa decisão é simultânea. Elas não cooperam e os seus produtos são homogêneos.  
  3. Stackelberg: a diferença desse  modelo para o de cournot é onde as empresas decidem simultaneamente sobre as quantidades – é aqui elas após a outra, dado que existe uma empresa líder e uma empresa seguidora, a qual usa, portanto, a chamada função de reação. A vantagem da empresa ser líder e já considerar, antecipadamente, o que a emprese seguidora ira decidir de acordo com cada possível decisão que ela vier a tomar.

Concorrência Perfeita

É uma estrutura de mercado formado por um número muito grande de empresas.

Principais características são:

  1. Produtos homogêneos: são aqueles cujos os consumidores não conseguem distinguir quem é o produtor do produto,
  2. Mercado atomizado: existem tantas empresas nesse mercado que cada uma delas é considerado átomo, a ponto de não conseguirem, sozinhas, alterar o preço e quantidade de equilíbrio.
  3. Princípio da indiferença: significa dizer que tanto faz para o consumidor comprar do vendedor A ou B e tanto faz para o vendedor vender para o comprador X ou Y.
  4. Transparência de mercado: as informações relativas aos preços praticados, os custos incorridos, os lucros obtidos, as estratégias, etc. são de conhecimento comum entre as empresas.
  5. Não intervenção do governo: o governo não influência junto aos ofertantes nesse mercado.
  6. Inexistência de barreiras à entrada de novas firmas: as empresas tem facilidades para entrarem nesse mercado, pois não apresentam barreiras governamentais ou de caráter financeiro, tecnológico ou mercadológico.

Condições de lucro

As empresas de concorrência perfeita permanecem no mercado ainda que tenham lucro zero,

Na prática, quer dizer que o empresário não aceitaria trabalhar sem lucro. Logo, ter lucro tem que ser considerado com um custo para se gerar os produtos ou serviço. Portanto, ainda que o lucro seja zero, o empresário já foi remunerado pelo seu custo de oportunidade de tempo e dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com