TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dimensão econômica incluiria as obrigações da empresa

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

O mundo passa, nas últimas décadas, por profundas mudanças de ordem econômica, política e social que, entre outras características, têm influenciado direto no papel do Estado e das empresas, bem como no relacionamento destes com a sociedade e Dr. Carroll realizou uma pesquisa sobre o tema da responsabilidade social das empresas ao longo de décadas, a seguir está segundo ele às definições das quatro dimensões da responsabilidade social empresarial.

Econômica

“A dimensão econômica incluiria as obrigações da empresa em ser produtiva lucrativa e atender às expectativas dos acionistas de obter retorno sobre o investimento. Todos os outros papéis dos negócios são atributos derivados desse pressuposto fundamental.”

Legal

“A dimensão legal requer que o negócio acrescente à sua missão econômica um respeito às leis e aos regulamentos. A sociedade espera que os negócios ofereçam produtos dentro das normas de segurança e obedeçam a regulamentações governamentais.”

Ética

“A dimensão ética leva em consideração princípios e padrões que definem a conduta aceitável determinada pelo público, órgãos regulamentados, grupos privados interessados, concorrentes e a própria organização, A tomada de decisões deve ser feia considerando-se as consequências de suas ações, honrando o direito dos outros cumprindo deveres e evitando prejudicas os outros”

Filantrópica

“A dimensão filantrópica prevê que o negócio deve estar envolvido com a melhoria da sociedade por meio da responsabilidade legal, ética e econômica, bem como a adoção de práticas filantrópicas. Prevê também atividades que são guiadas pelo desejo dos negócios em se engajar em papéis sociais não legalmente obrigatórios, mas que estão se tornando cada vez mais estratégicos”.

O tripé da sustentabilidade

O Tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou People, planet, profit (pessoas, planeta e lucro), corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sócias, ambientais e econômicos. São apresentados nos relatórios corporativos das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

Em 2002, Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada também de Rio+10, ocorrida em Johanesburgo (África de Sul), ampliou ainda mais a discussão em cima do que seria o tripé da sustentabilidade ou triple bottom line.

O tripé da sustentabilidade aponta a interligação dos âmbitos ambiental, social e econômico, ou seja, não é possível ser sustentável se um dos três aspectos não estiver integrado à estratégia de negócio. A preocupação com a ecologia trouxe um problema e

uma constatação, se os empresários e os governantes não cuidarem do aspecto ambiental poderão ficar em maus lençóis sem matéria-prima e talvez, sem consumidor, além do fantasma de contribuir para a destruição do planeta Terra, parece que virou moda falar em sustentabilidade mas para um país ser próspero e crescer é importante que tudo esteja em equilíbrio, o que se consume e o que o planeta pode produzir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com