TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Cultural

Por:   •  12/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Síntese

         O vídeo assistido sobre a tribo dos Ashaninka mostra uma tribo indígena que se encontra em dois países que integram a maior floresta tropical do mundo a AMAZÔNIA, a grande maioria dos Ashaninka vive no Peru, mas também se faz presente em nosso país. Esse povo é muito próximo da natureza, como não poderia deixar de ser. Eles vêm repelindo os invasores desde a época do Império Incaico até a economia extrativista da borracha do século XIX e, particularmente entre os habitantes do lado brasileiro da fronteira, combatendo a exploração madeireira desde 1980 até hoje. É admirável sua capacidade de conciliar costumes e valores tradicionais com idéias e práticas do mundo dos brancos, tais como aquelas ligadas à sustentabilidade.

2-  Explique a importância da demarcação de terras, bem como do calendário tradicional no uso dos recursos naturais e animais pelos indígenas Ashaninka.

Depois da demarcação da Terra Indígena, em 1992, os Ashaninka do rio Amônia passaram também a executar uma série de projetos de desenvolvimento sustentável com diferentes parceiros do indigenismo, em busca de alternativas para a exploração madeireira. Iniciaram uma política ambiciosa de proteção e recuperação ambiental de seu território e procuraram comercializar alguns de seus recursos naturais, produzidos de maneira sustentável. Assim, no novo contexto do indigenismo, marcado pelo crescimento das preocupações ambientais, os Ashaninka do rio Amônia encontraram novos caminhos para proteger seu meio ambiente e, ao mesmo tempo, tirar benefícios de seus recursos naturais. A demarcação foi de suma importância, pois ao mesmo tempo em que proporcionava efetivação dos limites, retirava todo aquele que estava ali na terra e não era indígena e tudo aconteceu de forma pacífica, mas até acontecer a demarcação houve ameaças, pois o clima estava por demais tenso. Com a retirada dos posseiros deu uma acalmada no clima de tensão e a região passou a ser vista como uma comunidade importante no município. Em resumo a demarcação foi importante para diminuir ou até mesmo eliminar os conflitos de terra, bem como, permitir ao Estado uma forma de melhorar a situação do povo indígena.

  1. Problematize a relação existente entre os termos cultura e modo tradicional de desenvolvimento, usando o exemplo dos indígenas Baniwa.

Os Baniwa vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela, possuem uma  cultura normal relativa ao povo indígena é tradicional, em que há uma ligação muito forte com o meio ambiente, pois é um povo que tem uma forte identificação com a natureza com sua enorme visão de universo, assim como os Ashaninka são exímios artesãos na confecção de cestaria e que a comercialização desse artesanato permite uma possibilidade de obtenção de valores importantes para o bem estar.

       4- Como o conceito de relativismo cultural pode nos ajudar a pensar os eventos retratados no documentário?

Esse conceito científico pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, que resultam em choque cultural, pois a neutralidade vai permitir estabelecer com exatidão que o que é entendido como correto para uma cultura nem sempre é correto para outra e vice-versa.

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Ashaninka

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Baniwa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com