TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

Por:   •  7/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ADRIANA FRANÇA DE SOUZA – RA 1657830

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

PIM I

Brasília

2019

1. INTRODUÇÃO

ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma das instituições nacionais mais bem conceituadas pela população brasileira. Criada em 25 de janeiro de 1963. A ECT, como é conhecida realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere cerca de 54,3% da receita com os serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais.

Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta, para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais competitivo.

O atual ambiente globalizado em que as empresas estão inseridas, a economia apresenta-se em um cenário de volatilidade e constantes mudanças. Para acompanhar esta modernidade, se faz necessário ter informações adequadas e realistas dentro de uma empresa, para que ela possa organizar-se planejar-se e competir no ramo em que atua.

A partir do momento que a empresa tem informações necessárias para gerir seu negócio, a preocupação que ela passa a ter consiste na utilização dessas informações de maneira a promover a flexibilidade e adaptabilidade aos movimentos do mercado. Diante do cenário crescentemente competitivo descrito anteriormente, pode-se dizer que uma empresa necessita da busca constante por inovação, adaptar-se às tendências de mercado e procurar se destacar no ramo em que atua.

Sabendo que planejamento é algo considerado essencial em uma empresa, e que por meio do planejamento a empresa terá condições de se programar adequadamente, controlar suas finanças e tomar decisões estratégicas para seu negócio; a ideia de seguir os dez passos para uma boa administração é o objetivo do trabalho. Serão analisados três passos: Elaborar um Plano de Negócios, Divulgar a empresa e utilizar a Internet.

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Um dos passos sugeridos para a boa administração, é elaborar um Plano de Negócios. Segundo o texto, em um Plano de Negócios deve-se escrever e planejar a viabilidade mercadológica e financeira da empresa. Também apresentar a missão, a visão e os valores da empresa, bem como perfil do público-alvo, valor do investimento a ser realizado, localização e layout da empresa, enquadramento tributário, forma jurídica, expectativa de vendas, estudos de mercado (fornecedores, parceiros, concorrentes, entre outros), estratégias de divulgações e metas de longo prazo.

De acordo com Churchill e Peter (2005, p.86) é importante estar preparado para se manter no mercado frente às mudanças constante, para isto, é necessário planejar, definir metas e determinar como alcançá-las.

O planejamento estratégico centra-se em objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional.

A base do planejamento de uma empresa depende dos seguintes aspectos: missão clara, definição de objetivos, portfólio de negócios e coordenação de estratégias funcionais. O plano estratégico estabelece os tipos de negócios com os quais a empresa vai lidar, depois, cada unidade de negócio deve fazer um planejamento mais detalhado (KOTLER, 2000).

Sendo assim, se a empresa não possui Plano de Negócios e ou Plano Estratégico, a dificuldade para implantar o Plano de Marketing pode aumentar, pois segundo os autores mencionados anteriormente, são várias análises que precisam ser feitas que deem sustentabilidade ao negócio.

Pride e Ferrel (2001, p.21) detalham o processo de planejamento estratégico através de etapas a serem concluídas pela organização para que a mesma possa conseguir se manter no mercado. Para que a organização esteja pronta para possíveis mudanças no mercado, conquistar e manter clientes, oportunidade de revisar sua missão e metas, ter análise detalha dos pontos forte e fraco, ameaças e oportunidades.

Uma ferramenta eficiente do planejamento estratégico para as empresas, é o Plano de Negócios. Segundo Dornelas (2003), o Plano de Negócios, é um documento que serve de planejamento. O seu objetivo é estruturar as principais ideias e objetivos que se deseja atingir para um negócio. Ele define os passos necessários que para que os objetivos sejam alcançados e diminui os riscos e incertezas.

2.1 Razão Social

Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos

2.2 Missão

“Ser uma equipe capaz de gerar boas ideias, que satisfaçam nossos clientes, sejam rentáveis e nos consolidem como um líder nacional no segmento e como entidade que colabora com o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com