TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  1.811 Visualizações

Página 1 de 8

ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Minha família me influenciou muito a me tornar um empreendedor.

Acredito que meu pai observou o sucesso dos empreendedores nos anos de 1960/1970, até mesmo 1980. Época na qual quase não se havia concorrência, época na qual todos os produtos eram novidades, aonde praticamente todos os conhecidos que abriam empresas tinham sucesso, dessa forma ele sempre acreditou que empreender algum negócio poderia trazer bons resultados.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Sim, meu avô e meu pai.

Meu avô chegou em Campinas –SP há muitos anos atrás, com muita gente vindo morar na região ele visualizou o potencial de crescimento da cidade e abriu um depósito de materiais de construção, oferecendo itens necessários para que uma cidade possa crescer. Ele identificou uma oportunidade, apostou na ideia e obteve o sucesso esperado.

Já meu pai, trabalhava nesse depósito de material para construções quando conheceu um fornecedor de forros, carpetes e divisórias que tentou uma parceria com o depósito, porém como tais produtos fugiam do foco do depósito, meu pai resolveu investir na ideia.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Nasceu logo quando eu saí da escola e entrei na faculdade. Eu precisava trabalhar e impulsionado pelo meu pai logo comecei a buscar por algo para empreender.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Formado em Propaganda e Marketing pela ESAMC, com inglês fluente, obviamente devo muito de minha carreira aos meus estudos, principalmente no que se diz as experiências vividas.

Quanto mais informações têm mais oportunidades conseguiremos identificar, a falta de informação pode nos fazer perder oportunidades incríveis, precisamos focar muito e saber tudo o que envolve aquilo com o que trabalhamos ou que pretendemos trabalhar.

5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

Acredito que seja o medo de se virar diante de algo que seja desconhecido. Por isso a importância dos estudos, pesquisas, cursos e principalmente experiências vividas, quando temos conhecimento de algo e temos a convicção de algo, temos que arriscar e pagar para ver, o difícil é arriscar sem ter o conhecimento.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Projetos como esse mostram ao profissional a importância da busca pelo conhecimento em geral. A busca pelo conhecimento em si já faz com que oportunidades ocorram em nossas vidas.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

A ética é um requisito básico necessário para qualquer profissional, pessoas de boa índole sempre serão reconhecidas e terão oportunidades diferenciadas de pessoas sem ética. Para que se possa empreender se faz preciso ser ético e contratar pessoas éticas. As melhores oportunidades sempre irão aparecer para as pessoas éticas e bem relacionadas.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

Através de relacionamento pessoal.

Conhecia um amigo que estava trabalhando em uma Companhia Aérea, ele me disse que a companhia aérea iria começar a fazer um trabalho de envio de encomendas porta a porta similar ao trabalho dos correios (Sedex) e que iriam buscar por representantes terceirizados para ampliarem a rede. Ele me disse que poderia me ajudar a conseguir um negócio nesse perfil.

9) Como você avaliou esta oportunidade?

Como eu estava na faculdade, estudei o mercado, as oportunidades, concorrentes, matriz, SWOT, fiz trabalhos de faculdade sobre o assunto. Contratei a empresa de meu professor da matéria “Pesquisas de Mercado”, fizemos estudos, levantamos dados, entrevistamos pessoas ligadas á aérea de logística em empresas e após obter muito conhecimento sobre esse mercado, identificamos a oportunidade de investimento.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

Não havia um plano de negócios, havia uma oportunidade de um mercado com baixa concorrência e de um mercado que dava sinais de alto crescimento.

O transporte aéreo na época era muito caro e restrito, após os estudos, pesquisas e análises que fizemos, na época (2003), identificamos que o transporte aéreo no Brasil deixaria de ser algo restrito e passaria a ser algo totalmente necessário para a sobrevivência das grandes empresas e industrias. Com as grandes indústrias e montadoras instaladas em zonas como as de Manaus, a distancia entre essas indústrias e os centros comerciais versus a qualidade das estradas brasileiras forçaria o transporte de encomendas através de aviões. Além do começo da era de vendas de produtos pela internet, todos esses e outros fatores identificados nas pesquisas e estudos feitos na época nos deram a coragem de empreender nesse mercado que hoje é um mercado fundamental para o Brasil.

11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Apenas conhecimentos práticos e teóricos de escola e faculdade, tanto que busquei um gerente experiente que me ajudava a cuidar da empresa até eu adquirir experiência própria.

12)Quais são suas forças e fraquezas?

Forças: Força de vontade, coragem, busca por muito estudo e conhecimento.

Fraquezas: Ansiedade para que tudo se resolva rapidamente, se envolver emocionalmente com o negócio.

13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?

Nunca houve sócios, porém durante quatro anos tive a ajuda de meu pai e de um gerente. Sem a ajuda deles, com certeza o caminho teria sido bem mais difícil, por isso a importância de se ter muito conhecimento, em todas as aéreas.

14)O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com