TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM O PROFESSOR

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR

1- Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas?

Gosto de usar o método global que desenvolve o jogo como um todo através da capacidade de descoberta pela prática, em vez de aprender fundamentos específicos da modalidade que está sendo trabalhada.

2- Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades?

Acredito que partindo do que os alunos conhecem para depois ensinar os fundamentos eles tem mais participação e interesse em participar das atividades.

 3- Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utilizar, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz?

Claro, tentar estar sempre inovando as aulas para deixá-las mais prazeirosas.

4- Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento?

Humanis ta, que visa nos  interess es  dos  alunos e no seu desenvolvimento geral.

5- Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas?

Sim, mas nada muito aprofundado.

6- Você se sente preparado para trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos?

Sim, estou sempre procurando cursos para me capacitar e isso me leva a evoluções na área.

7- Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas?

Sempre começo minha aula com algum aquecimento para que não aconteçam lesões e depois tento relizar atividades onde possa ver o conheciento dos alunos e suas capacidades para depois me aprofundar nos conteúdos. E sempre pensando nessas progressões conforme o que os alunos demonstram de evolução.

        Percebemos através da pesquisa e dos estudos que a práticas de modalidades coletivas são as mais praticadas pelos alunos, pois, além de terem mais acesso a essas modalidades pode preparar o aluno para praticar ou se interessar futuramente na prática de alguma delas como um atleta.

        Mas um ponto negativo é a metodologia usada para aplicar essas modalidades na escola, a qual infelizmente nem sempre contrinuem para o desenvolvimento integral do aluno, fazendo com que o mesmo acabe não se interessando as aulas ou aprenda somente a forma de competição sem a coletividade.

        Precisamos estar atentos em desenvolver nos alunos cidadões cr[iticos, inteligentes, cooperativos, independentes e autônomos, que serão capazes e aprtos para escolher a modalidade esportiva que irão praticar em seus momentos de lazer, ou como um exercício físico ou até como profissão. Sabendo que precisamos gerar no aluno uma capacidade de se relacionar positivamente com os outros companheiros ou adversários.

Dessa  forma precisamos proporcionar  experiências nos alunos  aliado a um projeto  pedagógic o  onde os conteúdos  do ensino  das habilidades  e  o  des envolv imento  das capacidades  motoras,  ocorram de  forma  diversificada,  mo tivadora, oportunizando  a  participação  e  a  aprend izagem do  maior número  poss ível  de  praticantes,  dentro  da  especificidade  de  cada  modalidade  praticada  pelas  crianças  e  adolescentes , possibilitando  um ótimo  desenvol imento  da  aprendizagem  motora,  dando   bases para as  futuras  especializações   nas  modalidades  escolhidas pelos próprios  praticantes.

Acreditamos também que trabalhar atividades em grupo sem ser as modalidades esportivas também estimula o trabalho de cooperação em grupo respeitando as diferenças de cada um. E proporcionando atividades que lembrar os jogos já conhecidos e assim possa exaltar habilidades existentes em cada um.

        

Infelizmente ainda percebemos nas aulas que o futebol  tende a ser a modalidade mais trabalhada pelo interesse dos alunos e essa modalidade é ensina na forma  técnica, em vez de tentar achar maneiras diferentes de trabalhar com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com