TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  30/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

                                                             

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETÍCIA REINALDO NOBRE

CURSO: Técnico em Qualidade

COMPONENTE: Gestão da Qualidade
TURMA: 7496B
TUTORA: Letiéri Calvete
ATIVIDADE Nº: 07

POLO: Guarulhos Faccini
Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2022

Atividade 07 - Gestão da Qualidade

Atividade: EMQ´s – Equipes de Melhoria de Qualidade

1 - INTRODUÇÃO

As EMQs – Equipes de melhoria da qualidade, são grupos formados por cerca de 7 pessoas escolhidas compulsóriamente pelo gerente de um processo ou de uma área e que se reúnem para lidar com um problema específico apresentado pelo gestor. Estas reuniões acontecem periodicamente, tendo seu fim com a resolução do problema.

2 - DESENVOLVIMENTO

As EMQs possuem cerca de 5 fundamentos importantes e intrínsecos à sua natureza, que são: Foco na solução de problemas, Participação compulsória (obrigatória), Uso intensivo do método, Trabalho sistemático e Reconhecimento dos envolvidos. Nesta atividade iremos abordar o fundamento de Foco na solução de problemas.

Segundo John Dewe, filósofo norte-americano, focar na solução do problema tem como base o pensamento analítico, seguindo o seguinte processo:  Entender o problema, buscar Informações para suportar todas as etapas da solução do problema analisar alternativas, escolher a melhor alternativa e avaliar a escolha da alternativa.

Podemos dizer então que focar na solução de problemas consiste na utilização de métodos e ferramentas que realizem este ato de maneira eficiente e eficaz, sendo possível e necessário a reavaliação final dos resultados, a fim de garantir que o problema em questão foi devidamente solucionado.

2.1 – Exemplo da Aplicação de uma Equipe de Melhoria

No case apresentado no artigo Redução de Custos: Estudo de Caso da Aplicação de uma Equipe de Melhoria, foi realizada uma EMQ com sete colaboradores do setor de produção a fim de buscar soluções para a dificuldade em se manusear montantes (componente da estrutura de uma torre de transmissão de energia elétrica), ocasionando na baixa produtividade na fabricação das peças.

Através da aplicação da ferramenta da qualidade Diagrama de Causa e Efeito foi possível identificar as causas do problema:

Figura 1 – Levantamento das Causas Influentes

Fonte: artigo Implantação de equipe com foto de Melhoria Contínua em empresa do Setor Moveleiro Clique para obter mais opções[pic 1]

Após o levantamento das causas e levantamento dos dados, foi identificado que o problema estava no arranjo físico dos espaços entre a montagem dos montantes e do processo de soldagem, aumentando o percurso entre os dois espaços.

A partir da identificação da causa, foi possível criar um plano de ação focado na solução do problema principal, através do método 5W2H.

2.2 – Descrição da criação da EMQ na empresa

A empresa Limp’Jato Limpeza e Conservação LTDA é uma empresa Nacional Brasileira, localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ e atua há 10 anos na área de prestação de serviço de limpeza e conservação de ambientes.

Limp’Jato Limpeza e Conservação LTDA vem recebendo reclamações sobre o serviço prestado em um dos seus contratos, o Shopping Center Bella Vita.

A administração do Shopping não está satisfeita com a limpeza de seus corredores, banheiros e estacionamento. A administração relatou que nas últimas semanas o Shopping tem iniciado sua operação com os ambientes sujos, tendo recebido reclamações de seus clientes e lojistas.

A partir da identificação do problema, o gestor da qualidade da Limp’Jato Limpeza e Conservação LTDA montou uma EMQ, elegeu um líder e convocou 7 colaboradores para que possam atuar na análise do problema identificado, na geração de ideias para soluções e na elaboração de plano de ação para solucionar o problema e formalizar/padronizar a melhoria contínua do processo, através do PDCA de melhoria.

Abaixo, podemos identificar a estrutura desta equipe de Melhoria de Qualidade:

- Padrinho: Gestor da qualidade, que é responsável por selecionar os membros da EMQ, identificar e apresentar o problema alvo e motivar a equipe;

- Líder: Facilita a integração e participação dos demais membros da equipe e a condução dos trabalhos e usos do método;

Equipe: Analisa o problema e suas possíveis soluções, elabora o projeto e o implementa, utilizando método intenso e sistematizado.

Após a convocação da EMQ, foram realizadas reuniões quinzenais com a participação de todos os membros da equipe, com 1h30min de duração para realização dos seguintes processos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com