TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

               

                                       ESTUDO DE CASO MESTRADO

                         DDO22-ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

1-Uma das mudanças dentro da video Electronics Company é a mudança participativa, onde ela expõem novos conhecimentos que estimulam e desenvolvem uma atitude adequada e caracteriza o comportamento individual mediante a participação de metas e desafios, conduzindo assim ao compromisso coletivo. É dentro dessa mudança é preciso um público maduro e independente, pra enfrentar se, permitindo assim que cada trabalhador da equipe de êxito sinta se mais importante e escutado. O efeito é lento, porem duradouro.

2- Toda mudança traz consequências: boas ou ruins. Simpson apresentou seu plano de ação a todos os supervisores e assim pediu a colaboração de todos para um bom funcionamento da empresa. Os supervisores mais velhos não pareciam de acordo com a decisão, mas se comprometeram a cooperar plenamente com o gerente geral. Os efeitos da mudança neste caso são: A aceitação; Cooperação diante do chefe.Indiferenção: apatia. Resistencia passiva: Protestos.

3-Não. Duas delas estão :o descongelamento e a mudança. O descongelamento é quando percebe a necessidade de mudança. Considera se como o “degelo” dos velhos conceitos. Já na mudança se dividi em duas etapas. Na primeira as pessoas notam que a nova ideia, o modo novo de agir serão bons futuramente e começam a se abrir e aceitar os novos preceitos. As ideias são testadas e passam a praticar e assimilar melhor. No caso estudado nem todos estão convencidos disso.

4-Sim; por haver entre eles uma certa intimidade e dar a eles uma brecha para tal conversa. Mesmo Simpson ter dito a eles sobre o plano de ação e os mesmos terem concordaram com a cooperação. No fundo restaram duvidas e eles queriam ouvir de Simpson seu posicionamento. E para uma mudança obter êxito os agentes da mudança, ou seja os responsáveis por esta mudança tem que agir, buscar meios para o processo acontecer.

5- Linear e staff/equipe. Pelo plano de Ação de Simpson é o esperado.

Resulta da combinação de características da organização linear e funcional, a organização linear é o estilo organizacional mais utilizado pelas empresas atualmente.  Neste modelo existe apenas um superior, mas ele conta com grupos de especialistas que dá apoio, chamado de staff. Na prática, isso quer dizer que os diferentes departamentos da empresa estão sob o comando de uma única autoridade, mas contam, também, com a opinião e assessorias de especialistas.

Suas características são: Um superior para cada setor, Setores executivos e setores de assessoria, Diferentes tipos de comunicação, Hierarquia preservada.

6- O termo Outsourcing, quando desmembrado, significa uma “fonte de fora”. Essa tradução, por mais simples que seja, já pode ajudar a ter uma pequena ideia do que esse conceito tem a oferecer, que seria a oportunidade de utilizar uma mão de obra externa como estratégia comercial e de negócios. São serviços que a empresa em si realiza contratação de serviços especializados de fora. Ou seja, tarefas que normalmente não são executados dentro da empresa. Ou então, funções que já não se encaixam na proposta inicial da empresa e deverão ser cessados. No caso da Video Electronics Company poderia subcontratar:

T.I. Tecnologia de informática. Por ser área uma das mais caras para empresas, pois demanda estrutura física, equipamentos e profissionais bem capacitados para que as coisas funcionem bem. Visto que o outsourcing desse setor tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Quando essa área é terceirizada em uma empresa, você garante que sua empresa esteja sempre utilizando uma estrutura adequada às suas necessidades, com manutenção em dia, reduzindo as despesas e conseguindo estabelecer metas junto à empresa parceira para melhorar sua performance.

Entrega de Gestão e logística. Se a empresa trabalha com movimentação de mercadorias, como uma loja de e-commerce, o outsourcing da área logística do seu negócio pode ser excelente. Uma empresa especializada em logística possui um forte fator competitivo: o grande volume de negócios com que trabalha. Assim, ela consegue reduzir custos, o que acaba refletindo nos custos da sua empresa. Isso depende depende do tamanho do negócio: a empresa pode terceirizar desde o serviço de entregas até toda a sua administração logística. Além da redução de custos, você vai se beneficiar do know-how da empresa terceirizada na área, na simplificação dos seus processos e, claro, no aumento da qualidade do serviço para seus clientes. A regra de ouro é analisar qual é a melhor solução para sua empresa e escolher muito bem o seu parceiro de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com