TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURAÇÃO DO RACISMO PARA COM AFRODECENDENTES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Por:   •  28/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.575 Palavras (19 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 19

A ESTRUTURAÇÃO DO RACISMO PARA COM AFRODECENDENTES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Ana Tereza de Souza Rosário¹

Bruna Nathaly Paraguai Ramos²

Jaine Daniela Romeira³

João Vitor Costa4

RESUMO

        O presente trabalho tem por objetivo principal apontar o racismo e sua estruturação. Inicialmente no escopo do projeto elencamos que o racismo no nosso pais é externo e cresceu juntamente com a história do mesmo, vindo de maneira proeminente dos portugueses que traziam africanos escravizados para realizar todo o trabalho braçal. Isso marcou o racismo em nossa cultura, por serem as principais vítimas do racismo e os que sofrem com maior intensidade, os afrodescententes serão o foco   Ao avançar o trabalho elencamos quais foram as principais leis que favoreceram a abolição da escravatura, apontando eventualmente o racismo inerente e imperceptível a maioria das pessoas e a importância de se lutar contra ele. É preciso de maneira geral conscientizar as pessoas e o estado desse parasita que é o racismo para que possamos de forma eficiente lutar contra ele; o presente trabalho se satisfará ao servi de luz, de ferramenta para mostrar as desigualdades em nossa sociedade e os meios para enfrenta-las.

Palavras Chave: Refugio, Direito, Refugiados.

ABSTRACT

The present work aims to present initially the refuge as a legal institute, its characteristics and its evolution and main historical landmarks. Following the demonstration of the main normative organs that regulate the right of the refugees nationally and internationally in order to bring a juridical view to the work, finally demonstrating the vulnerability of the people that are in that state and what the right and the state's role in this social phenomenon .

Keywords: Refugee, Law, Refugees.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho pretende demonstrar academicamente como se constituiu o racismo e como se deu a sua estruturação no país focando nas principais e mais recorrentes vítimas desse crime que são os afrodescendentes, que além das recorrentes atuações do racismo inerentes a todas as pessoas ainda são vítimas de uma construção histórica de um racismo que existe desde a fundação do nosso pais graças a escravatura que aqui existiu. Logo o presente projeto de pesquisa traz uma importância acadêmica como apontador do litígio social não se restringindo a isso pretendemos também apresentar soluções cabíveis ao combate ao racismo se baseando em artigos acadêmicos pretéritos e a bibliografia especializada para validar as ideias aqui apresentadas, pois para chegarmos longe necessitamos nos apoiar em ombros de gigantes que no passado elucidaram sobre o tema aqui apontado.

2- OBJETIVO

        O presente trabalho tem como objetivo apresentar de maneira geral os fundamentos do racismo em nossa sociedade e como ele se estrutura, bem como quais foram as principais causas que possibilitaram a implementação do mesmo, enquanto ato preconceituoso apontando quais foram os fatos históricos que possibilitaram também seu crescimento e qual bagagem cultural essa historicidade acarreta na atualidade. Demonstrando a fundação e o conceito histórico do Racismo Estrutural no Brasil, refletindo sobre as consequências diretas e indiretas do Racismo e quais as consequências que este malefício traz para a sociedade, apresentando possíveis soluções a longo prazo para a redução e combate ao Racismo.

3- JUSTIFICATIVA

        O tema apresentado mostra-se de grande relevância, tendo em vista a apresentação de fatos que demonstram a intolerância existente no país e em sua estrutura, além de abordar quais fatos possibilitaram seu enraizamento na sociedade brasileira e quais as consequências diretas e indiretas dessa prática nefasta. É de suma importância a apresentação dos fatos para a compreensão do que é o racismo, e como ele se manifesta em uma sociedade, ainda que de maneira implícita. A partir disso, pode-se observar que somente conhecendo o problema, suas causas, as desvantagens e as feridas criadas na sociedade brasileira ao longo dos anos, pode-se pensar em soluções para resolver essa questão problemática.

        Após compreender tais dificuldades, o presente trabalho visa apresentar possíveis medidas que podem ser tomadas no âmbito estatal e particular para combater as práticas do racismo estrutural mostrar a sociedade a presença dessas práticas e como inibi-las.

4- METODOLOGIA

        O Presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema racismo em diversas áreas de atuação. Nesse sentido, será abordado de maneira a relacionar seus aspectos históricos e culturais que criaram, na sociedade brasileira atual, a cultura do racismo.

Dessa forma, esse trabalho tem como opção metodológica a utilização dos aspectos históricos para desenvolver o tema, através de pesquisas bibliográficas com objetivo de elucidar o leitor sobre as questões raciais e as dificuldades criadas pelo preconceito. Em opção justifica-se a partir facilidade de entendimento a partir do desenvolvimento histórico, além da grande influência que esse assunto traz ao longo dos anos.

5- DESENVOLVIMENTO  

O que é racismo?

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

Origem do racismo e criação do estereótipo.

A origem vem da Europa por se auto domina “raça padrão” superior. Começa com as colonizações da África que tinha o sentido ambíguo. Os europeus foram para o Continente africano com o seguinte lema de colonização: levar cultura, levar religião. Mas na verdade o que eles queriam era o que a terra oferecia o Ouro negro (petróleo).

O surgimento do racismo no brasil começou no período colonial, quando os portugueses trouxeram aos primeiros negros vindo principalmente da região onde atualmente se localizam Nigéria e Angola, os negros foram trazidos ao Brasil para servirem de escravos nos engenhos de cana de açúcar, devido as dificuldades da escravização dos ameríndios, os primeiros habitantes brasileiros do qual se tem relatado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com