TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÁTICA DA PERSONALIDADE HUMANA

Por:   •  4/12/2017  •  Dissertação  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 13

AULA 4 – ESTÁTICA DA PERSONALIDADE HUMANA:

ATOS PSÍQUICOS DIFETENCIÁVEIS NO FUNCIONAMENTO PESSOAL

PARTINDO DO CONCEITO DE QUE A PERSONALIDADE PSIQUICA É ÚNICA E INDIVISÍVEL, EM CONDIÇÕES NORMAIS (POIS EXISTE UMA GRAVE ENFERMIDADE MENTAL, A ESQUIZOFRENIA, QUE CONSISTE PRECISAMENTE NA FRAGMENTAÇÃO DA PERSONALIDADE EM NÚCLEOS PSÍQUICOS ATÉ CERTO PONTO INDEPENDENTES ENTRE SI), DEVEMOS CONCEBER O QUE ANTES SE DENOMINAVAM FUNÇÕES PSIQUICAS ELEMENTARES, COMO ATOS E ASPECTOS QUE SURGEM NAS ETAPAS DO FUNCIONAMENTO PEÍQUICO INTEGRAL E QUE VÊMA CONSTITUIR OS SEUS DIFERENTES MATIZES EXPRESSIVOS.

DO MESMO MODO COMO NO TERRENO MORFOLÓGICO, SE QUISERMOS NOS DAR CONTA DE UM OBJETO SERÁ PRECISO FOTOGRAFÁ-LO EM DIFERENTES POSIÇÕES E EM SEUS DIVERSOS USOS OU APLICAÇÕES, ASSIM TAMBÉM PARA CHEGAR AO CONHECIMENTO DO FUNCIONAMENTO PESSOAL SERÁ CONVENIENTE CONSIDERÁ-LO EM SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES, SEM TOMAR AGORA EM CONSIDERAÇÃO O SEU RESULTADO, MAS AO CONTRÁRIO, O PROCESSO INTRÍNSECO DE SUA PRODUÇÃO.

ASSIM, NÃO HÁ INCONVENIENTE EM ACEITAR UMA FORMA DESCRITIVA CLÁSSICA EM PSICOLOGIA E DAR UMA RÁPIDA EXPLICAÇÃO DOS TERMOS MAIS CORRETAMENTE EMPREGADOS NA TÉCNICA PSICOLÓGICA, A SABER: AS SENSO-PERCEPÇÕES, A MEMÓRIA, A IMAGINAÇÃO, A ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS, O JULGAMENTO, OS SENTIMENTOS, AS EMOÇÕES E, POR FIM, AS REAÇÕES MOTORAS VOLUNTÁRIAS.

I. SENSO-PERCEPÇÕES:  EM PSICOLOGIA CLÁSSICA, DENOMINA-SE SENSAÇÃO O ATO OU IMPRESSÃO PSÍQUICA MAIS SIMPLES DE QUE PODEMOS NOS DAR CONTA. ASSIM COMO O ELÉTRON REPRESENTA A MENOR PARTE QUE PODEMOS CONCEBER DA MATÉRIA, ASSIM TAMBÉM A SENSAÇÃO REPRESENTA A MENOR PORÇÃO DE VIDA PSÍQUICA SUSCETÍVEL DE SER CONSIDERADA ISOLADAMENTE.

EX: SUPONHAMOS UMA PESSOA COLOCADA EM UM QUARTO ESCURO E EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE REPOUSO FÍSICO E MORAL. SE EM TAIS CONDIÇÕES SE FILTRA UM RAIO DE LUZ MONOCROMÁTICA ATRAVÉS DE UM ORIFÍCIO PUNCTIFORME (FEITO EM UMA DAS PAREDES DO QUARTO), A PESSOA NOTARÁ UM PONTO LUMINOSO SE A INCIDÊNCIA DO DITO RAIO EM SUA RETINA É PERPENDICULAR AO SEU PLANO, E PODEREMOS DIZER ENTÃO QUE EXPERIMENTOU UMA SENSAÇÃO DE LUZ. DE MODO ANÁLOGO, SE EM UM PONTO DE NOSSA PELE ENCOSTAMOS, SEM REZER PRESSÃO, UMA FINÍSSIMA AGULHA, COLOCADA TAMBÉM PERPENDICULARMENTE, PROVOCAREMOS UMA SENSAÇÃO DE CONTATO.

POIS BEM, EM NOSSA VIDA HABITUAL NÃO COSTUMAMOS TER IMPRESSÕES TÃO SIMPLES; O COMUM É QUE NÃO SEJAMOS IMPRESSIONADOS POR UM RAIO DE LUZ, MAS POR UM FOCO LUMINOSO (UMA LÂMPADA, EX) QUE PROTEJA SOBRE NÓS UM COMPLEXO FEIXE DE RAIOS LUMINOSOS; DO MESMO MODO, QUANDO ALGUMA COISA ENTRE EM CONTATO COM NOSSA PELE, NÃO É PRECISAMENTE A AGULHA HAFIESTESIOMÉTRICA, A QUE ALUDIMOS ANTES, SENÃO QUE COSTUMA SER QUALQUER CORPO DE FORMA IRREGULAR E DE MAIS AMPLA SUPERFÍCIE. ISTO QUER DIZER, EM SUMA, QUE EM NOSSA VIDA NUNCA OU QUASE NUNCA TEMOS OCASIÃO DE EXPERIMENTAR SENSAÇÕES PURAS, MAS SIM CONJUNTOS DELAS.

EM CONTRAPARTIDA, OCORRE QUE A GRANDE MAIORIA DOS OBJETOS, SERES E PAISAGENS QUE NOS RODEIAM, JÁ NOS É CONHECIDA POR HAVER ATUADO REPETIDAS VEZES SOBRE NÓS. TAIS ESTÍMULOS (DENOMINA-SE “ESTÍMULO” EM PSICOFISIOLOGIA A TUDO O QUE É CAPAZ DE PROVOCAR UMA IMPRESSÃO CONSCIENTE OU SENSAÇÃO) JÁ POSSUEM EM NOSSO PSIQUISMO MARCAS MNÊMICAS (ASSIM SE DENOMINAM OS TRAÇOS QUE DEIXARAM NELE E QUE SE DEVEM CONCEBER, DO PONTO DE VISTA ORGÂNICO, COMO O RESULTADO DE UMA REAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA INICIADA VIVAMENTE PELA PRESENÇA DO ESTÍMULO E MUITO LENTAMENTE CONTINUADA EM SUA AUSÊNCIA).

EM VIRTUDE DESSA CIRCUNSTÂNCIA OCORRE QUE TODA VEZ QUE UM DELES SE APRESENTA DIANTE DE NÓS, NÃO SE LIMITA A PROVOCAR O CORRESPONDENTE COMPLEXO SENSORIAL (ESTRUTURA OU GESTALT), MAS ATIVA OS TRAÇOSQUE ANTES PRODUZIU (LEMBRANÇA), E O INDIVÍDUO ENTÃO CONHECE AO MESMO TEMPO QUE RECONHECE O OBJETO QUE TEM DIANTE DE SI. NA MESMA EXPERIÊNCIA PSÍQUICA (VIVÊNCIA) COINCIDEM, PORTANTO, O PRESENTE (SENSAÇÕES ATUAIS) E O PASSADO (IMAGEM OU LEMBRANÇA DAS SENSAÇÕES ANTERIORES); GRAÇAS A ISSO NÃO TEREMOS DIFICULDADE, GERALMENTE, EM AVERIGUAR A CAUSA DE NOSSAS SENSAÇÕES, E A ESTE PROCESSO EM VIRTUDE DO QUAL O INDIVÍDUO NÃO SOMENTE SE DÁ CONTA DE QUE É IMPRESSIONADO POR ALGUMA COISA, MAS TAMBÉM RECONHECE A NATUREZA DESSA ALGUMA COISA, CLASSIFICA-A ENTRE SEUS CONHECIMENTOS E LHE DÁ UMA DENOMINAÇÃO (NOMINAL OU SIMBÓLICA), É QUE CHAMAMOS DE PERCEPÇÃO.

UMA PERCEPÇÃO NÃO É, POIS, MAIS DO QUE UM CONJUNTO DE SENSAÇÕES CONFIGURADO, CATALOGADO E DIRETAMENTE RELACIONADO COM O ESTÍMULO OU ESTÍMULOS QUE O PRIDUZIRAM. PELO FATO DE SE PROCESSAREM SIMULTANEAMENTE (NA PRÁTICA) OS CONJUNTOS DE SENSAÇÕES E AS PERCEPÇÕES CORRESPONDENTES, CONCORDOU-SE EM ENGLOBAR AMBOS OS FATOS PSÍQUICOS, DESIGNANDO-OS COM UMA SÓ PALAVRA: SENSO-PERCEPÇÃO. QUANDO NOSSO OLHO É IMPRESIONADO POR UM CORPO MÓVEL, QUANDO ESSA IMPRESÃO REATIVA SUAS ANÁLOGAS ANTERIORES, ASSOCIADAS A UM NOME E A UMA EXPERIÊNCIA, SURGE O CONHECIMENTO IDENTIFICADOR DO ESTÍMULO E DIZEMOS POR EXEMPLO, “AÍ VAI NOSSO AMIGO PEDRO”. OS PSICÓLOGOS AFIRMAM, ENTÃO, QUE O PERCEBEMOS, DANDO A ENTENDER COM ISSO QUE NOS IMPRESSIONOU, QUE NOS LEMBRAMOS DELE E O RECONHECEMOS E IDENTIFICAMOS AO MESMO TEMPO.

À MEDIDA QUE SE REPETEM AS APRESENTAÇÕES DE UM MESMO ESTÍMULO O VAMOS CONHECENDO MELHOR E, COMO TURRÓ DISSE MUITO JUSTAMENTE, O PROCESSO DISCRIMINATIVO DO CONTEÚDO SENSORIAL É UM DOS QUE COM MAIOR FACILIDADE MELHORAM COM O EXERCÍCIO: “PASSAMOS A VIDA PERCEBENDO NOVOS MATIZES DE NOSSAS PRIMITIVAS SENSAÇÕES”.

POR ISSO, O PROVADOR DE VINHOS, TREINADO NA PERCEPÇÃO GUSTATIVA DESSES, DESCOBRE DIFERENÇAS QUE NÃO PODEMOS APRECIAR, E O MESMO ACONTECE COM OS DIFERENTES PROFISSIONAIS (MÚSICOS, COZINHEIROS, TECELÕES, ETC) EM SEUS RESPECTIVOS SETORES, SEM EXCLUIR OS DEDICADOS AO EXERCÍCIO DO DIREITO E A SUA PROTEÇÃO (ISTO É PARTICULARMENTE EVIDENTE NA ATIVIDADE DE DETETIVE, MAS IGUALMENTE SE DÁ EM TODAS AS DEMAIS ATIVIDADES).

II – MEMÓRIA: O PROCESSO PERCEPTIVO NÃO SE ESGOTA TOTALMENTE COM A DESAPARIÇÃO DOS ESTÍMULOS QUE LHE DÃO ORIGEM, POIS DE OUTRA MANEIRA SERIA IMPOSSIVEL RECONHECÊ-LOS E ADOTAR A CONDUTA CONVENIENTE DIANTE DE CASA UM DELES. FELIZMENTE O TECIDO NERVOSO POSSUI EM MAIOR GRAU QUE OS DEMAIS A CAPACIDADE DE CONSERVAR LATENTES SUAS MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS PARA EVIDENCIÁ-LAS NO MOMENTO OPORTUNO, DANDO LULGAR A UMA REVIVESCÊNCIA DE SUAS IMPRESSÕES. É ESTA PROPRIEDADE QUE SE CONHECE COM O NOME DE MEMÓRIA. MAS, DO MESMO MODO QUE A CHAPA FOTOGRÁFICA OU O DISCO GRAMOFÔNICO NÃO PODEM REPRODUZIR COM INTEIRA EXATIDÃO, POR MAIOR QUE SEJA SUA SENSIBILIDADE, AS FORMAS VISUAIS OU AS VOZES QUE AS IMPRESSIONARAM, ASSIM TAMBÉM O RESULTADO DA REPRODUÇÃO MNÊMICA DE NOSSAS SENSASÕES É MUITO MAIS POBRE QUE O ORIGINAL:A DENOMINADA IMAGEM DA MEMÓRIA É MAIS FRACA, INCONSTANTE E INCOMPLETA QUE A DENOMINADA IMAGEM SENSORIAL (PRODUZIDA PELA PRESENÇA REAL DO ESTÍMULO EXTERIOR).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com