TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Universitário: A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JOSÉ JAILSON RODRIGUES JÚNIOR

A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao Curso Gestão em Recursos Humanos da para a disciplina [Teoria da administração, Relações interpessoais, Tecnologia e desenvolvimento humano e Análise econômica social ]

Profs. Ulysses Januzzi

Elisete Aline Zanpronio de Oliveira

Henry Nonaka

Juanice Leandro Diniz

Recife

2014

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias administrativas e suas contribuições para as organizações,com base no processo administrativo em que propiciem ao administrador a compreensão de todo processo de administração que é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e ficaz,e isso é possível por meio do planejamento,da organização,da liderança e do controle dos recursos organizacionais(CARAVANTES;PANNO;KLOECKNER,2005).

Citaremos duas teorias da admnistração mais atuais, a abordagem sistêmica e a contingencial, relatando seus princípios; autores; principais aspectos e características. Todos nós sabemos que estamos em época de grandes transformações, novas tecnologias, diante disto abordaremos a importância da comunicação e sua influência no ambiente organizacional, é pela tecnologia e desenvolvimento humano que podemos buscar ações direcionada a gestão da inovação.

Uma questão proposta é o estudo das relações interpessoais, nas organizações no processo de interação entre os indivíduos. As relações interpessoais desenvolvem-se no processo de interação entre os indivíduos, em ambiente de trabalho, compartilhados por duas ou mais pessoas, existem atividades pré-determinadas a serem executadas e consequentemente interações e sentimentos, tais como comunicação, cooperação, respeito e amizade(MOSCOVICI, 2001).

A outra questão surge da constatação do desenvolvimento da gestão da inovação e tecnologia em empresas. Faremos uma comparação entre a macroeconomia e microeconomia. Comentaremos sobre o crescimento econômico, e o progresso tecnológico, que vem se destacando como o principal impulsionador do crescimento econômico, a redução da inflação,equilibrio nas contas externas e distribuição de renda.

Teoria da administração

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma de administração. Vamos refletir acerca da citação de Bateman e Snell(2007):

Durante milhares de anos, os administradores lutaram com as mesmas questões e problemas enfrentados pelos executivos de hoje. Por volta de 1.100 a.C., os chineses praticavam as quatro funções da administração-planejamento,organização, liderança e controle.Entre 400 a.C. e 350 a.C.,os gregos reconheceram a administração como uma arte separada e defenderam uma abordagem científica do trabalho.Os romanos descentralizaram a administração de seu vasto império antes do nascimento de Cristo.Durante a Idade Média,os venezianos padronizaram a produção por meio de uma linha de montagem,construindo armazéns e usando um sistema de estoque para monitorar as mercadorias.

Caravantes Panno e Kloeckner (2005, p.385)dizem que a "administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. Pois o sucesso a ser atingido necessita de alguns fatores, a fim de encontrar soluções das necessidades.

As quqtros funções da administração são: planejamento, organização, liderança e controle, desenvolvendo tais funções obterão os objetivos alcançados, um ótimo desempenho de uma organização. No entanto a organização deve ser clara, coerente, equilibrada, voltada para os resultados. Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos(MAXIMIANO, 2004). Com a organização torna-se possível alcançar os objetivos estabelecidos, se tratando de uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, para que consigam tais objetivos necessitam de eficiência e eficácia.

As teorias da administração são conhecimentos organizados produzidos pelas experiências práticas das organizações. Ao dividirmos a teoria da administração em Escolas Teóricas temos a seguinte sequência cronológica: Teoria da Administração Científica(1903);Teoria Burocrática(1909);Teoria Clássica(1916);Teoria de Relações Humanas(1932);Teoria Estruturalista(1947);Teoria de sistemas(1951);Teoira Comportamental(1957);Teoria do Desenvolvimento Organizacional(1962).

Teoria Contingencial(1972)

As teorias administrativas tem um papel fundamental para as organizações, suas contribuições são importantes para que atinjam seus objetivos através de um administrador capacitado, que haja a responsabilidade no gerenciamento de pessoas, com o compromisso para que as atividades tenham resultados satisfatórios. Pode-se dizer que tais teorias são aplicáveis às situações atuais, sendo necessário que o administrador as conheça bem para ter à sua disposição um leque de alternativas adequadas para cada situação.

A abordagem sistêmica é apresentada como uma tendência recente em meio às

teorias sobre administração e, em seguida é discutida a abordagem contingencial.A abordagem sistêmica,a principal premissa dessa teoria diz que,para compreender Totalmente o funcionamento de uma entidade, esta deve ser vista como um sistema.

Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que funcionam como um todo para algum propósito. Há dois tipos básicos de sistemas: fechados e abertos. Von Bertalanffy é reconhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com