TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

                                       Aluna:

Vitória Régia Lourenço Roque RA 1647487

POLO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - DUTRA

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 1

DESENVOLVIMENTO........................................................................................................... 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................... 3

REFERÊNCIAS........................................................................................................................ 4


INTRODUÇÃO

        Ao longo do tempo, a humanidade utilizou dos recursos naturais para progredir, porém esses usos foram feitos de maneira agressiva e demasiada, o que resultou em impactos ambientais e em uma inconsciência da população com relação ao meio ambiente. Para diminuir essas consequências, ferramentas foram criadas e uma delas foi a Educação Ambiental (EA).  

Segundo Cuba (2010, apud BRASIL, 1999) A educação ambiental ganhou notoriedade com a promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental e, por meio dela, foi estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira.

As instituições de ensino têm um papel fundamental na troca de informações e na formação dos valores dos cidadãos. É de suma importância a EA, pois vai além das questões ambientais abordando também o social, econômico e cultural.

O objetivo deste trabalho é explicar de que forma a inclusão do EA no âmbito escolar pode auxiliar no melhor desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

                

 

        

        

        

 

DESENVOLVIMENTO

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º:

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

        Dessa forma,         os alunos percebem-se como integrantes do meio ambiente, além de assegurar para si o conhecimento para o uso racional dos recursos naturais, colocando em prática o Desenvolvimento Sustentável.

        Segundo Medeiros et al. (2011, p 3), a EA no âmbito escolar prepara cidadãos capacitados em participar dos processos sociais, culturais, politicos e economicos referentes a questão ambiental.

        A Educação Ambiental é obrigatória em todos os níveis escolares e é essencial aplicá-la nos baixos níveis escolares, onde as criancas ainda estão desenvolvendo o senso e o carater, para elas semearem e colherem um futuro sustentável e uma sociedade solidária, cooperativa, digna, respeitosa e tolerante com a diversidade.

        A EA é trabalhada transversalmente com outras disciplinas como a Ciências e Geografia, de acordo com seu principio “o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas na perspectiva da interdisciplinaridade”, assim oferece o conhecimento teórico para ser colocado em prática diariamente, que proporciona colaborar com o desenvolvimento               sustentável (Medeiros et al. 2011, p 4). Porém não é o suficiente, já que se passase a ser uma disciplina separada receberia maior importancia e reconhecimento.

A sua Politica Nacional tem como um de seus objetivos “o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade”.  

Educar ambientalmente é educar para o crescimento sustentável, acabar com a pobreza, lutar pela igualdade e pela inclusão. A educação  para o desenvolvimento sustentável fornece conhecimentos, valores e praticas que norteiam um futuro melhor                (UNESCO, [2012]).

A Educação Ambiental é a chave para uma nova visão sobre o mundo, para a mudança de hábitos e estimula a ética ambiental e a cidadania. A EA possibilita o estudante a construir uma sociedade mais justa, ética, solidária, inclusiva, igualitária e sustentável. Semeá-la para as crianças germinaria melhores frutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com