TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  13/10/2021  •  Ensaio  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 8

Nivel Silábico

Nesta pesquisa abordamos a busca de estratégias para o avanço do educando do nível silábico para o nível silábico alfabético. Para que um aluno se desenvolva, sabemos que existe a necessidade de que se trabalhe de forma correta, utilizando estratégias que vá de encontro com o déficit deste aluno, se não fizermos isso de forma adequada podemos acarretar um retrocesso no desenvolvimento do mesmo.

Partindo deste pressuposto analisamos duas autoras EMILIA FERREIRA E ANA TEBEROSKY que nos apontam alguns caminhos para atingirmos êxito no avanço dos educando.

”Para Dentro da psicogênese da língua escrita existem níveis, um deles é a hipótese alfabética silábica, e dentro deste nível encontram-se duas subdivisões sendo elas o silábico sem valor sonoro e silábico com valor sonoro (FERREIRO, 2017)”.

Entende-se que ao atingir o nível de escrita silábica sem valor sonoro, o educando passa a compreender que escrita é a representação da fala e por sua vez estabelece uma relação percebendo os sons das sílabas e atribuindo a cada sílaba uma letra, que pode ou não ter o valor sonoro convencional.  Assim, neste nível o educando começa a realizar correspondência entre as letras e as sílabas, escreve uma sequência de letras que não correspondem a segmentos orais da palavra escrita e ao ler, aponta uma ou um grupo de letras para cada sílaba.

Hipótese silábica sem valor sonoro

EXEMPLOS:

 Esqueleto – IQEO; ICQLO; IPEO

 Fantasma - FAM

Dessa maneira, podemos perceber que o educando tende a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente. No período em que o educando se encontrar na hipótese silábica sem valor sonoro, este designará uma letra para cada uma das sílabas, entretanto não necessariamente se utiliza de letras com valor sonoro convencional atribuído a palavra em questão.

Observe abaixo o exemplo da palavra BRINCO.

[pic 1]

Enquanto na figura A, a criança não relacionou foneticamente e representou a palavra brinco designando uma letra para cada sílaba, à criança da figura B conseguiu estabelecer essa relação entre as letras "I" e "N". Dessa forma, nas duas figuras as crianças apresentaram a palavra brinco, designando uma letra para representar cada sílaba desta palavra, esta é uma característica chave da hipótese silábica sem valor sonoro.

Na sequência, observe o exemplo da palavra ELEFANTE.

[pic 2]

Na figura C, podemos observar que a criança escreve a palavra elefante representando cada sílaba com uma letra. Porém na figura D é possível ser observado um pequeno avanço em comparação das figuras anteriores, pois a criança começou a identificar a sílaba inicial da palavra elefante, esta criança se encontra em um período de transição para a fase silábica alfabética. É apartir deste momento  que nota-se um grande avanço no processo de alfabetização, pois o indivíduo atravessa os níveis da escrita não fonética para a escrita fonética.Em vista disso, para o aluno conectar fonema e grafemas, a análise da escrita feita pelo professor deve ser de forma meticulosa a fim de desenvolver previamente atividades que possam suprir as necessidades de cada aluno, ou seja, que faça a vinculação de som e letra, evoluindo o indivíduo para a hipótese  silábica alfabética com valor sonoro.

Planejar com consciência de como o sujeito aprende, é indispensável. 

Avanços que devemos  conseguir do aluno silábico :

  • Atribuir valor sonoro às letras;
  • Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para representar a fala.
  • Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.

De que maneira podemos conseguir esses avanços.

A hipótese silábica, segundo Ferreiro & Teberosky (1999), “se caracteriza pela tentativa de sonorizar cada letra que compõe a escrita. Durante esse processo a criança avança de maneira significativa quando faz a correspondência de uma letra para cada sílaba”. É nesse momento que professor deve provocar o conflito que possibilite com intervenções e atividades, ajudar a criança perceber a estabilidade da escrita convencional, no confronto com palavras já conhecidas por eles:

Sugestões de Atividades:

  • Fazer listas e ditados variados (de alunos ausentes/ presentes, livros de histórias, ingredientes para uma receita, nomes de animais, entre outros;
  • Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);
  • Fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
  • Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.

Apontamos também no quadro abaixo um exemplo de atividade (que pode ajudar nesse processo de promoção. A intenção com esse modelos  é mostrar os déficits apontados nos exemplo já citados acima e fazer com que possamos entender que o uso de atividades corretas fará  com que o aluno avance para o nível Silábico alfabético.

Exemplo de atividade a ser trabalhada para que o educando possa avançar o nível de alfabetização neste caso do silábico para o silábico alfabético. Lembrando que esse é só um exemplo entre muitos que podemos utilizar.

  • Figura  A e C dificuldades do aluno silábico sem valor sonoro.[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

  • Figura  E modelo de atividade que poderá desenvolver esse aluno.

[pic 7] 

Pode-se observar na figura E, que se trata de uma atividade  de promoção pois  ela se enquadra nos casos das figuras A e C, onde a criança não relacionou foneticamente a palavra brinco (exemplo A) e elefante (exemplo C ). Trabalhando com atividades deste seguimento o professor fará com que a criança consiga avançar para o nível silábico com valor sonoro.

  • Figura  B e D   aluno avançando para o silábico com valor sonoro.

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12] 

Entretanto, na figura F esta atividade de promoção ajudará os educando dos casos anteriormente apresentados nas figuras B e D. Na qual eles já se encontram em fase de transição, logo  atividades como esta, os ajudarão a alcançar o nível silábico com valor sonoro. Consequentemente, está hipótese silábica é da maior importância, por duas razões que nos apontam Ferreiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (412.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com