TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  3/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] Associação Beneficente da EducaçãoBrasil&China

Rua Largo de São Bento, 1 • Centro • São Paulo • CEP 01029-010 Telefones: 11 3328.8791 / 11 96767.2466

Relatório descritivo de Desenvolvimento e Aprendizagem

Nome: Cecilia Lelis Souza Ceolin                

Turma: BI-A

Professora: Tatiana

               No decorrer do semestre de 2023, nosso objetivo foi promover situações que visavam à ampliação do fazer infantil, para acolher os bebês, as famílias e a comunidade. Criando assim um laço de confiança e respeito, em um ambiente seguro. Em relação ao nosso trabalho pedagógico, nosso planejamento foi elaborado mediante a escuta dos bebês e crianças, utilizamos como base os documentos: Currículo da Cidade, Trilhas de Aprendizagens e Orientação Normativa, além dos direitos de aprendizagem que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Trazendo assim projetos, vivências, interações e brincadeiras, que contribuem para a construção cognitiva e social de cada bebê e criança.

        A Cecilia é uma criança pequena alegre e carinhosa, teve bastante desenvolvimento nesse segundo semestre, com as professoras e com os amiguinhos já está bem adaptada.

        Expressa suas emoções através de sorrisos, gestos, balbucios e choros, apontando o que deseja. Começa a formular palavras bilabiais como “dada, baba, mama e papa” e sons com sentidos. Nos momentos de refeições, tem bom apetite. Aceita bem diversos alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas, sopinhas e água, proporcionamos os cuidados necessários de troca de fraldas e de roupas, deixando-a mais confortável para movimentar-se livremente, no repouso, acomoda-se nos colchonetes e adormece tranquilamente e ao despertar já acorda com um sorriso no rosto, e já parte logo para a brincadeira.  Ainda não está caminhando com autonomia, precisando de um apoio, seja da professora ou de algo, exemplo barra que lhe auxilie ficar em pé e da os passos, mas isso não o impede de explorar os espaços, vai engatinhando para todo o canto que lhe desperta curiosidade, tem feito muitas descobertas e explorações e experimentações, sendo sempre respeitada no seu ritmo, na sua individualidade, nas suas escolhas através de diversas atividades que realiza, e assim tem conhecido o mundo que a cerca permitindo muitas oportunidades de aprendizagens e se tornando uma criança segura, confiante.

       Através das experiências vivenciadas no CEI envolvendo entre brincadeiras e interações, movimentos e músicas, agrada-lhe manusear diversos brinquedos, livros, fantoches, caixas, aprecia brincar de esconde-esconde, brincadeiras sensoriais, interação com a natureza, em frente ao espelho, potes e tampas, bolas e músicas, “Roda, Roda, Roda” e “Patinho Colorido”, batendo palmas, dançando e cantarolando, faz muito sucesso. Adora ouvir historinhas e imitar, fazer caretas e bocas,

        “Estou aprendendo a compartilhar os objetos, os espaços e a atenção com meus amiguinhos. Quando vou para o Parque adoro, brincar com a bola na horta e móbiles baixos. Estou muito feliz de estar aqui no CEI, pois como dizem as professoras estou me desenvolvendo plenamente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com