TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Sexual

Por:   •  17/5/2017  •  Seminário  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

Educação sexual como uma forma de conscientização!!!

  • Publico alvo: Adolescentes entre ___ e____ anos de idade.

1-ADOLESCÊNCIA, um despertar que requer cuidado!

Período de transformações físicas, hormonais e de pensamentos.

Ocorre geralmente aos 12 e pode durar ate os 20 anos.

A adolescência deve ser vista como um período de amadurecimento na vida, pois é nessa fase que as pessoas começam a ter corpo e mente de um adulto, saindo da adolescência.

As mudanças são físicas, psicológicas e fisiológicas.

Muitas vezes as mudanças físicas como altura, espinhas, peso dentre outros. Acabam interferindo no psicológico do adolescente.

É nessa fase também que os adolescentes ficam suscetíveis a sofrera “bullying” dos colegas.

É importante lembrar que devemos respeitar uns aos outros.

1.1-MUDANÇAS na fase da adolescência

Estas mudanças começam quando o cérebro ativa a hipófise – glândula responsável pela produção de hormônios, que ativam os ovários das meninas e os testículos dos meninos.

1.1.1-Mudanças para as MENINAS:

Nas meninas ocorre o aumento dos seios, surgem pelos nas regiões genitais e nas axilas, ocorre a primeira menstruação, os quadris ficam mais largos e as curvas do corpo mais acentuadas. Deixando assim, o corpo das meninas com aparência de corpo de mulher.

O estrógeno e a progesterona (hormônios femininos) contribui para essas transformações.

MENSTRUAÇÃO: a primeira é conhecida como menarca e ocorre quando o ovulo não fecundado é eliminado com um pouco de sangue pela vagina.

TPM: a tensão pré-menstrual gera inúmeros desentendimentos durante a adolescência para as meninas. Como: depressão, espinha, irritabilidade, mal humor, impaciência, calores, cólicas, seios inchados e doloridos, etc.

Durante a TPM as meninas tendem a brigar e se irritar com facilidade, principalmente com os familiares, o que pode gerar muitos problemas dentro de casa.


SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


1.1.2- Mudanças para os MENINOS

Nos meninos surgem aumento dos órgãos genitais, pelos na região genital, no corpo e nas axilas, nasce barba, surgem músculos, a voz engrossa e surge o pomo- de- Adão.

O testosterona (hormônio masculino) contribui para essas transformações.

Na adolescência os meninos começam s ter ereções ( eles ficam excitados e seu órgão genital endurecem) e estão prontos fisicamente para a ejaculação (lançar espermas).

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO[pic 4]


1.2-Vamos falar sobre SEXUALIDADE? O que é sexualidade?

[pic 5]

Obs:O despertar para a sexualidade!!!

Sexualidade é gostar de alguém, desejar está perto dele(a). Não esta apenas relacionado ao prazer com o órgão sexual, mais sim do corpo como um todo:

  • No olfato;
  • Na visão;
  • Nos sentimentos;

Assim tudo começa!

É preciso conhecer bem o próprio corpo.

[pic 6]

Adolescente também deve agir com responsabilidade, ter um relacionamento seguro, buscando a segurança amorosa.

1.2.1- Meios contraceptivos

[pic 7]

1.2.1.1- ANTICONCEPCIONAL

A pílula é atualmente o método anticoncepcional mais utilizado no Brasil. Apresentando alta eficácia, o medicamento inibe a fertilidade feminina apenas enquanto está sendo tomado, permitindo que a mulher escolha o momento certo para ser mãe. Além disso, traz uma série de vantagens sobre os outros contraceptivos. A pílula pode ser usada por mulheres que já tiveram filhos e também por quem ainda não teve. Não é um método definitivo, ou seja: se a mulher quiser engravidar, basta parar de tomar a pílula para que seu efeito cesse. Existem evidências, ainda, da redução do risco de ocorrência do câncer de endométrio e de ovário em quem toma pílula.

Com tantas vantagens, fica fácil entender por que cada vez mais mulheres no mundo todo escolhem a pílula. Porém, é importante lembrar que esse medicamento não previne contra as DSTs – para isso, seu uso deve ser combinado com o preservativo.

1.2.1.2-INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo que possui em sua fórmula a combinação de progesterona ou associação de estrogênios, com doses de longa duração. A injeção pode ser mensal ou trimestral, e deve ser aplicada na região glútea.

Para os anticoncepcionais mensais, as vantagens e desvantagens são as mesmas da pílula anticoncepcional. Para os anticoncepcionais injetáveis trimestrais, existe a vantagem de serem aplicados a cada três meses, mas há a desvantagem de provocarem a ausência de menstruação no início do tratamento. O retorno da fertilidade (capacidade de engravidar) ocorre vagarosamente, cerca de nove meses após a última injeção trimestral.

A primeira aplicação do anticoncepcional deve ser realizada no primeiro dia do ciclo menstrual (podendo acontecer no máximo até o 8º dia). A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias depois, com tolerância de aproximadamente três dias, nos casos dos preventivos mensais.

O anticoncepcional em injeção possui o mesmo mecanismo de ação das pílulas, pois ele suspende a ovulação, reduz a espessura endometrial e espessa o muco cervical. O fluxo menstrual pode diminuir devido a maior quantidade de hormônios no método contraceptivo.

O uso do contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que não podem ou não desejam o uso do estrogênio, pois sua base é somente de progestágeno.

1.2.1.3-ADESIVO ANTICONCEPCIONAL:

O Adesivo anticoncepcional, também chamado de patch, é um material aderente que deve ser colado na pele da mulher e permanecer na mesma posição por uma semana. Esse método contraceptivo possui em sua fórmula a combinação de dois hormônios: progestogênio e o estrogênio, que são liberados na circulação de forma contínua por sete dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (775.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com