TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Qualidade

Por:   •  12/6/2017  •  Artigo  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A educação atual está passando por incríveis transformações e mudanças. Isso está acontecendo devido a muitos fatores inerentes à própria globalização, que consequentemente está associada a uma satisfação pessoal do indivíduo.

As pessoas estão mais preocupadas com sua satisfação pessoal do que com questões referentes ao desenvolvimento humano.

Mas por que será que isso está acontecendo de forma tão alastrante e alarmante?

Vale ressaltar que esse problema educacional está relacionado também com questões individuais e não apenas com questões econômicas e sociais.

Tudo isso é falta de uma maior compreensão das crenças, valores e sentimentos dos seres humanos.

Mas a quem cabe isso?

Essas questões cabe a todos os profissionais envolvidos na educação, que precisam passar por um processo de auto modificação.

Antes de mais nada é preciso fazer uma reflexão sobre esses conceitos.

As crenças consistem na individualidade de cada um, em tudo aquilo que o indivíduo acredita estar certo ou errado. As crenças que alimentam os sentimentos de cada indivíduo. Cada um tem sua maneira de pensar e agir.

Dessa forma, há uma discrepância de opiniões, visto que cada indivíduo é um ser pensante diferente, ocasionando ao longo de sua trajetória de vida alguns conflitos e divergências de opiniões.

Já os valores, esses são universais, porém essenciais para a boa convivência dos seres humanos. Infelizmente, estes estão em sua grande maioria esquecidos. Nessa perspectiva, aparece a grande dificuldade encontrada pelos profissionais da educação em resgatar esses valores.

Já os sentimentos, estes são os essenciais, visto que são eles que norteiam as crenças e valores humanos, já que os sentimentos são a força interior que regem os nossos pensamentos e ações. Se não existir sentimentos, não existirão crenças e muito menos valores humanos.

São os sentimentos a base de tudo, são eles que afirmam a democracia, reforçam as noções de cidadania, bem como permite aos indivíduos uma melhor forma de relacionamento com as pessoas.

Nesse sentido, ressalta-se que de nada adianta maiores e melhores investimentos financeiros para a educação, com materiais diversificados e de qualidade, se não existir uma preocupação no que se refere aos recursos humanos.

Infelizmente acredita-se que para o governo é melhor que a educação continue como está, porque pessoas pensantes, capazes de gerar mudanças pode ser um perigo, visto que devem existir os dominantes e os dominados (característica de um país capitalista).

É preciso investir no ser humano, em capacitação profissional que não apenas visem melhores condições e estratégias quanto ao seu rendimento enquanto profissional da educação, mas também como ser humano, dotado de crenças, valores e sentimentos, que devem ser respeitados e valorizados.

Só assim a educação terá um resultado de qualidade. Partindo de cima para baixo, isto é, educadores valorizados e respeitados terão maiores condições de valorizar e respeitar os alunos.

Mas também não se pode cruzar os braços e esperar soluções. Os profissionais da educação precisam compreender que eles enquanto responsáveis pela educação também precisam passar por mudanças, que só podem ser realizadas através da auto modificação, isto é, da reflexão de como estão pensando e agindo frente aos indivíduos que estão formando, até que ponto estão colaborando em suas crenças, valores e sentimentos (ou seja, como eles mesmos lidam com essas questões em sua vida pessoal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com