TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola E As Dificuldades De Aprendizagem Nas Series Iniciais

Monografias: A Escola E As Dificuldades De Aprendizagem Nas Series Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 15

A ESCOLA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

1.1 PROBLEMA...........................................................................................................6

1.1.1QUESTÕES NORTEADORAS............................................................................6

1.2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................7

1.3 OBJETIVOS..........................................................................................................9

1.3.1 GERAL...............................................................................................................9

1.3.2. ESPECÍFICOS..................................................................................................9

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................10

3. METODOLOGIA DA PESQUISA..........................................................................16

4. CRONOGRAMA....................................................................................................17

5. REFERÊNCIAS.....................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Sabemos que a educação em nosso país vem ao longo dos anos sofrendo inúmeros transtornos em relação ao fracasso escolar, que está sendo constante dentro das nossas escolas, fracasso esse que tem sido gerado em grande parte pelas dificuldades de aprendizagem vividas por nossas crianças que se sentem cada vez mais incapacitadas diante de todo esse cenário.

Dessa forma percebe-se que no mundo moderno não se duvida da importância da educação no desenvolvimento da sociedade e o quanto uma educação de qualidade se faz importante e necessário na formação do individuo, porém sabemos que o mundo passa por inúmeras transformações que tem exigido cada vez mais de seus profissionais conhecimento, cultura ampla e preparo técnico para se sobressair dentro desse cenário vivido pela sociedade. Assim as instituições de ensino não ficaram imunes a essa transformações.

Com isso, é notório que os profissionais da área de educação enfrentam inúmeros problemas em relação à aprendizagem dos alunos, e muitas vezes não conta com uma ajuda especializada para lhe auxiliar com as possíveis dificuldades que possam surgir, por isso, os mesmos devem está sempre preparados e atualizados para que possam corresponder as exigências do mundo globalizado, bem como as expectativas do próprio educando, visto que, educar um individuo significa transformá-lo e ajudá-lo a desenvolver todas as suas potencialidades.

É preciso ter ciência de que não basta o professor está bem preparado no campo científico e pedagógico para desempenhar seu papel satisfatoriamente, é fundamental que no processo educativo haja a participação de todos, já que, a escola e construída com a participação de todos, da família, dos professores, do estado e do próprio aluno, por isso quando um deixa de cumprir seu papel acaba comprometendo o trabalho dos demais.

É perceptível que os problemas de aprendizagem podem ser gerados por inúmeros fatores sejam eles familiar, psicológico ou por distúrbios neurológicos, mas o importante é ajudar a criança que apresentar qualquer um desses problemas, pois, o que todos nós almejamos é ajudar a criança para que ela tenha uma vida normal e com condições suficientes para desenvolver suas potencialidades. Assim uma educação objetiva, consistente, coerente e realista se faz necessário dentro das nossas escolas e que a mesma seja oferecida de forma igualitária a todos. .

Com isso, preferir dar enfoque aos problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas e que tanto tem afetado os alunos das series iniciais, pois, se o aluno apresentar qualquer dificuldade nessa fase, isso pode comprometer toda sua vida escolar. Assim busco refletir o que tem gerado todas essas dificuldades de aprendizagem e como a escola vem lidando com isso, e a partir daí buscar soluções para então solucionar esse problema, e com isso, contribuir com a escola, com os alunos e com a educação de modo geral, para que ela seja de qualidade e que beneficie a todos.

1.1 PROBLEMA

Tendo em vista a realidade vivida por nossas escolas aprendizagem, instigou-me o problema que envolve as dificuldades de aprendizagem nas series iniciais e como a escola e professores tem lidado com essa questão. Esse despertar surgiu diante das minhas inquietações em relação a esse impasse que tem gerado um dos problemas graves vividos pela educação que é a evasão escolar. Esse problema motivou a busca de resposta para o seguinte questionamento:

O que tem gerado as dificuldades de aprendizagem sofridas pelas crianças nas series iniciais e como a escola tem trabalhado para solucionar esse problema?

1.1.1 QUESTÕES NORTEADORAS

1. Quais os fatores que tem contribuído para o desencadeamento das dificuldades de aprendizagem dentro das escolas?

2. De que maneira essa dificuldades podem ser solucionados?

3. Como os alunos estão se sentindo diante das dificuldades de aprendizagem?

4. Como a escola e educadores podem agir diante do cenário vivido pela educação em relação aos problemas de aprendizagem?

1.2 JUSTIFICATIVA

Diante da real situação vivida pela escola e também por nossas crianças em relação às dificuldades de aprendizagem, elaboro esta pesquisa com o intuito de saber o que tem proporcionado toda essa dificuldade de aprendizagem enfrentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com