TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  15/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS.

JOSÉ EDSON SANTOS

MERUOCA,NOVEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO__________________________________3

2 OBJETIVO____________________________________4

3 JUSTIFICATIVA________________________________5

4 REVISÃO TEÓRICA_____________________________6

5 METODOLOGIA________________________________7

6 CRONOGRAMA________________________________8

7 BIBLIOGRAFIA_________________________________9

8 ANEXOS____________________________________10

1 INTRODUÇAO

Pretende-se desenvolver uma pesquisa em que se possa estudar e compreender o processo de leitura e escrita nas séries iniciais, tentando focar bem como analisar o montante de educandos que apresentam dificuldade de ensino e aprendizagem na escrita e na leitura.

Analisar e discutir com as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, descobrir estratégicas de como ajudar o aluno a superar suas atividades, aprender métodos de prevenção para que outras crianças não possam tê-las.

Entender e agir de forma consciente sobre estas dificuldades, para que ocorra à aprendizagem, guiar o educando para que ultrapasse seus limites, que muitas vezes é imposta por déficits cognitivos, físicos e, ou afetivo, representada por muitos dos profissionais que acreditam no construir, mesmo nas dificuldades, promovendo assim superações dentro do quadro educativo e porque não afetivo.

2 OBJETIVOS

Descobrir reais motivos que levam o aluno a demostrar esse tipo de dificuldade em relação a escrita e a leitura nas séries iniciais.

Traçar métodos de melhoramento do processo de ensino e aprendizagem, da leitura e escrita.

Descrever como se dá o processo de ensino e aprendizagem.

Verificar as principais dificuldades que levam ao não desenvolvimento da leitura e escrita nas sérias iniciais.

Traçar metas a serem aplicadas dentro e fora da escola para o melhoramento dentro desse processo.

3_JUSTIFICATIVA

Esse tema foi escolhido pela sua importância, como forma de uma contribuição ao montante de casos de dificuldades de escrita de leitura nas séries iniciais para nossas escolas. É de grandiosa importância conhecermos as dificuldades de aprendizagem apresentadas em nossas escolas, pois, quando Professores (a) estaremos como que aptos para identificar bem como sanar as mesmas.

 Sendo assim, será  também um alerta as autoridades competentes que possam re(ver) seus métodos de ensino e aprendizagem utilizados em sala de aula, proporcionando assim uma aprendizagem mais prazerosa, eficaz e significativa diante de suas atividades tendo como foco a sua capacidade cognitiva.

 

4_FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É sabido desde muito tempo que ler e escrever são fundamentais para que o indivíduo se integre à sociedade. Sabedor do que já está sendo empregado, aprender a ler e a escrever para um montante significante nas séries iniciais de nossas escolas, proposta de atividades complicada para um grande grupo de alunos que sem um acompanhamento psicopedagogo não seria alfabetizado em tempo hábil, de acordo com sua idade, seu mau desempenho tendem a acompanhar o aluno por muitos anos, porem muitas vezes estas só são diagnosticadas entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental.

5_METODOLOGIA

Este trabalho teve um olhar Bibliográfico de caráter  Exploratório da situação, tendo assim sido feito sobre recortes de trabalhos já realizados e pesquisa na internet sobre as dificuldades e como saná-las.

Usei como foco o grandioso trabalho realizado e desenvolvido por Ferreiro e Teberosky (1999), já na década de 80. Tendo assim, uma visão de foco cognitivista, as autoras se atentam para os estágios pelos quais as crianças passam na aquisição do código escrito, formulando uma concepção evolutiva na aprendizagem da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com