TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Patrimonialista

Artigos Científicos: A Escola Patrimonialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  4.320 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola patrimonialista foi fundada na Itália, mas teve maior aceitação em outros países, inclusive no Brasil.

Para os teóricos dessa escola o patrimônio é o objeto da contabilidade.

O que é patrimônio? R: o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.

Mais considera a contabilidade uma ciência com leis e princípios próprios que estuda e interpreta os fenômenos patrimoniais.

-Para eles a contabilidade é uma ciência de leis e princípios próprios, que estuda e interpreta os fenômenos patrimoniais. Utilizam nas suas investigações vários métodos, especialmente, o descritivo-estatístico (a coleta, a organização, a descrição, dos dados e o cálculo e interpretação de coeficientes) que realiza os seus fins com o auxilio de diversos instrumentos (registros, livros, documentos, maquinas, calculo aritmético, ente outros).

Criticam os contistas por se preocuparem mais com os registros das contas do que com seu conteúdo. Defendem que as e o sistema de escrituração são ferramentas operacionais da contabilidade, mas não é sua principal doutrina.

Também são contra à economia aziendal que é uma disciplina constituída de vários seguimentos doutrinários, como a gestão, organização e gestão contábil.

Aos poucos as representações das contas foram se desenvolvendo, começando com as que demonstravam as relações de débito e credito da empresa para com terceiros, depois passa para levar em conta ouros elementos ativos e passivos, formando aos poucos uma maneira conveniente de representar seu patrimônio total e sua movimentação feita em unidades monetárias que era uma (deposito bancário como forma de pagamento, usada para transições bancárias sem emissão de notas e moedas). Para Mais este tempo de desenvolvimento contribuiu para o conceito de patrimônio não como objeto imediato de investigações, mas como uma grandeza real que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, cuja contribuição deve ser conhecida para que se possam analisar adequadamente os motivos das variações ocorridas no decorrer de determinado período. Assim, pode-se afirmar que a história da contabilidade gira em torno do fenômeno patrimonial, por isso os patrimonialistas definem o patrimônio das entidades como objeto de estudo da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com